Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Publicado - 15 Maio 2024 - 11h10

Atualizado - 15 Maio 2024 - 11h11

Foto da Laura Furtado - Redatora

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o ciúmes. Um gato ciumento demonstra esse sentimento por meio de comportamentos como miados excessivos ou até mesmo fazendo xixi fora da caixa de areia. Embora os gatos muitas vezes sejam considerados desapegados e distantes, quem convive com um gatinho ciumento sabe que esse sentimento pode se manifestar em várias situações. Mas existem algumas raças de gato que se destacam quando o assunto é sentir ciúme pelo tutor ou algum objeto dele. Venha conferir quais são as 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono.

1 ) O Persa é um gato ciumento e muito fiel

gato Persa deitado dormindo no colo de humano
Por trás da aparência forte do Persa, existe um felino dócil e amoroso

 

Na lista de gato ciumento, a carinha de bravo do gato Persa pode até assustar, mas os tutores garantem que é só fachada. Esses felinos são mega carinhosos, amigáveis e adoram receber carinho, especialmente se o afago vier do seu humano favorito. Bem apegados e fiéis ao dono, eles gostam de estar na companhia da família, mas se viram super bem sozinhos. Contudo, como adoram receber chamego e atenção dos humanos, os Persas podem demonstrar um pouco de ciúmes se sentirem que estão sendo deixados de lado. Como não são tão vocais, eles demonstram esse sentimento com miados baixinhos e pela linguagem corporal felina

Imagem Quiz:Qual raça de gato você é?

Qual raça de gato você é?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

2 ) O Siberiano desenvolve fortes laços com o tutor

gato Siberiano deitado no colo
O gato Siberiano é leal e apegado ao tutor 

Extrovertidos, tranquilos, simpáticos e com uma pelagem impecável, é impossível não se apaixonar pelo gato Siberiano. Ainda mais porque esses felinos desenvolvem laços profundos com os tutores. Inclusive, devido a personalidade afetuosa e ao apego que sente pelo tutor, ele é até considerado um gato carente. É por essa razão que eles nem sempre lidam bem com outras pessoas próximas da família ou animais, especialmente se forem estranhos, se tornando um gato ciumento. Então se você está em busca de um amor de gato verdadeiro e duradouro, já sabe quem pode te ajudar.

3) Gato Ragdoll é carinhoso com a família

gato Ragdoll sentado no tapete
A aparência fofa do Ragdoll é semelhante a sua personalidade


Considerado um gato gigante, o Ragdoll é um ótimo companheiro para famílias. Isso porque ele é carinhoso e extremamente dócil, uma personalidade que não combina tanto com o tamanho desse gatinho. Eles seguem o dono pela casa e valorizam muito um tempinho ao lado do tutor.  Por essa razão, podem se sentir incomodados quando percebem que o tutor está desviando a atenção para outro animal. Como não é nada agressivo, esse gato ciumento demonstra esse sentimento com muitos miados. 

4) O Siamês é ativo e um gato ciumento

gato Siamês em pé olhando para a foto
O gato Siamês sente ciúmes do tutor com outros animais

 

O temperamento do gato Siamês pode deixar alguns tutores de cabelo em pé. Super agitados e cheios de energia, eles não dispensam uma boa brincadeira, especialmente se envolver correr ou pular de lugares altos. Contudo, ele é bem fiel ao dono e ama receber um carinho em seus momentos de paz e tranquilidade. Se não for socializado desde cedo, ele pode se tornar um gato ciumento quando o tutor estiver perto de estranhos ou outros animais. 

5) Himalaia pode ser ciumento devido ao apego que sente pelo dono

Rosto do gato do Himalaia
O gato Himalaia é uma mistura da raça Siamês e Persa

O gato Himalaia é uma mistura da raça Siamês e Persa, dois bichanos citados anteriormente como gatos ciumentos. Por esse motivo, eles apresentam características físicas e de personalidade bem parecidas com essas duas raças de gato. Eles são calmos e tranquilos como o gato Persa, e não costumam apresentar problemas de convívio com outros animais. Porém, quando não recebem a atenção que desejam, podem apresentar um comportamento felino ciumento.

6) O Maine Coon é um gato gigante e simpático

Maine Coon cortando a unha no colo de tutora
O tamanho do Maine Coon é do tamanho do amor pelo dono

O Maine Coon é um gato simpático que adora fazer novas amizades, mas quando o assunto é o tutor, ele pode sentir bastante ciúme da relação dele com outro animal. Isso porque esses gatinhos têm um apego gigantesco pelo dono, proporcional ao seu tamanho. Eles gostam de estar perto da família e serem mimados com muito carinho e atenção. Ficar sozinho por muito tempo está na lista das coisas que os gatos não gostam que seus humanos façam

7) Sphyxn não dispensa a companhia dos tutores

Sphynx filhote no colo da tutora
O Sphynx é um gato ciumento

 

O Sphynx é um gatinho que não dispensa a oportunidade de ficar colado perto dos seus humanos favoritos. Ele é considerado exótico por ser um gato sem pelo, diferente da grande maioria dos felinos. Como são bem apegados aos tutores, não gostam de ficar sozinhos por longos períodos de tempo e podem sentir ciúmes quando sentem que estão sendo deixados de lado. 

8) Birmanês gosta de ficar no colo do tutor

Menina loira deitada com chão com gato peludo e de pelos claros
O Birmanês é um gato ciumento às vezes

Apegado à família humana, o Birmanês, ou Sagrado-da-birmânia, é muito dócil, sensível e amoroso. Eles adoram receber um carinho e ficar no colo, mas apenas de conhecidos. Quando são pessoas estranhas, esses felinos podem ser mais tímidos. Como são territorialistas e apegados ao dono, eles podem demonstrar ciúmes, mas não de forma agressiva. Para expressar esse sentimento, os miados de gato não são poupados e até pode rolar do tutor levar cutucadas do Birmanês.

9) Gatos Ragamuffin são tranquilos e sociáveis

Ragamuffin deitado no colo de tutor
O Ragamuffin sente ciúmes do humano favorito 

 

O Ragamuffin é uma das raças de gato que gostam de ficar perto do dono e valoriza os momentos de carinho. Eles gostam de ficar no colo por serem muito ligados aos humanos, mas também possuem energia para brincadeiras. Geralmente, Ragamuffin se dá super bem com todos da família, mas pode apresentar traços de ciúme com aquele humano que considera o favorito. 

10) O Havana Brown é muito afetuoso

Havana Brown deitado na calçada
O Havana Brown é apegado e carinhoso com a família

 

O pelo de gato marrom é a marca registrada do Havana Brown. Mas a personalidade é o ponto forte. Afetuosos, eles são apegados aos seus donos e gostam de interagir com brincadeiras e carinho com a família. Contudo, se não forem socializados corretamente na infância, podem apresentar sinais de ciúmes, especialmente do tutor com outros animais. 

Comportamento

Adaptação de gatos: 7 passos para fazer uma introdução estruturada e respeitosa entre os bichanos

A decisão de adotar mais um gato vem acompanhada de um grande desafio: saber como fazer a adaptação de gatos do jeito certo. A maior...

Cachorro

Preparando seu pet para o verão! Esses são os conselhos de um veterinário para cuidar de cães e gatos no calor

Com a chegada do verão e das temperaturas lá em cima, é natural se deparar com o gato e o cachorro com calor em casa. Gatos e cachor...

Adote um animal

100 nomes para gatos inspirados em desenhos do Cartoon Network

Escolher nomes para gatos que sejam criativos, divertidos e especiais não é uma tarefa tão simples quanto parece. É bem mais difícil...

Gato

As 7 raças de gato mais espertas e que podem ser adestradas

Todas as raças de gato apresentam um traço de personalidade que se destaca, mas existem algumas que, além de serem extremamente fofa...

Cachorro

Morre Ragnar, o Pitbull "tiktoker" que usava mochila de tubarão para passear: "Você fez história!"

O cachorro Ragnar, um Pitbull famoso nas redes sociais, faleceu na última quarta-feira, dia 27 de novembro, de um mau súbito. A notí...

Cachorro

6 segredos dos adestradores para lidar com um cachorro bravo

Ter um cachorro bravo em casa não é nada legal. É claro que, para quem procura um típico cão de guarda, a bravura do pet pode ser vi...

Comportamento

Adaptação de gatos: 7 passos para fazer uma introdução estruturada e respeitosa entre os bichanos

A decisão de adotar mais um gato vem acompanhada de um grande desafio: saber como fazer a adaptação de gatos do jeito certo. A maior...

Cachorro

Cachorros perdidos podem encontrar o caminho de volta para casa? A Ciência acredita que sim: "bússola interna"

Infelizmente, é muito mais comum do que imaginamos encontrar cachorros perdidos pelas ruas. Quando isso acontece, é inevitável que o...

Ver todas