Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o ciúmes. Um gato ciumento demonstra esse sentimento por meio de comportamentos como miados excessivos ou até mesmo fazendo xixi fora da caixa de areia. Embora os gatos muitas vezes sejam considerados desapegados e distantes, quem convive com um gatinho ciumento sabe que esse sentimento pode se manifestar em várias situações. Mas existem algumas raças de gato que se destacam quando o assunto é sentir ciúme pelo tutor ou algum objeto dele. Venha conferir quais são as 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono.
1 ) O Persa é um gato ciumento e muito fiel
Na lista de gato ciumento, a carinha de bravo do gato Persa pode até assustar, mas os tutores garantem que é só fachada. Esses felinos são mega carinhosos, amigáveis e adoram receber carinho, especialmente se o afago vier do seu humano favorito. Bem apegados e fiéis ao dono, eles gostam de estar na companhia da família, mas se viram super bem sozinhos. Contudo, como adoram receber chamego e atenção dos humanos, os Persas podem demonstrar um pouco de ciúmes se sentirem que estão sendo deixados de lado. Como não são tão vocais, eles demonstram esse sentimento com miados baixinhos e pela linguagem corporal felina.
2 ) O Siberiano desenvolve fortes laços com o tutor
Extrovertidos, tranquilos, simpáticos e com uma pelagem impecável, é impossível não se apaixonar pelo gato Siberiano. Ainda mais porque esses felinos desenvolvem laços profundos com os tutores. Inclusive, devido a personalidade afetuosa e ao apego que sente pelo tutor, ele é até considerado um gato carente. É por essa razão que eles nem sempre lidam bem com outras pessoas próximas da família ou animais, especialmente se forem estranhos, se tornando um gato ciumento. Então se você está em busca de um amor de gato verdadeiro e duradouro, já sabe quem pode te ajudar.
3) Gato Ragdoll é carinhoso com a família
Considerado um gato gigante, o Ragdoll é um ótimo companheiro para famílias. Isso porque ele é carinhoso e extremamente dócil, uma personalidade que não combina tanto com o tamanho desse gatinho. Eles seguem o dono pela casa e valorizam muito um tempinho ao lado do tutor. Por essa razão, podem se sentir incomodados quando percebem que o tutor está desviando a atenção para outro animal. Como não é nada agressivo, esse gato ciumento demonstra esse sentimento com muitos miados.
4) O Siamês é ativo e um gato ciumento
O temperamento do gato Siamês pode deixar alguns tutores de cabelo em pé. Super agitados e cheios de energia, eles não dispensam uma boa brincadeira, especialmente se envolver correr ou pular de lugares altos. Contudo, ele é bem fiel ao dono e ama receber um carinho em seus momentos de paz e tranquilidade. Se não for socializado desde cedo, ele pode se tornar um gato ciumento quando o tutor estiver perto de estranhos ou outros animais.
5) Himalaia pode ser ciumento devido ao apego que sente pelo dono
O gato Himalaia é uma mistura da raça Siamês e Persa, dois bichanos citados anteriormente como gatos ciumentos. Por esse motivo, eles apresentam características físicas e de personalidade bem parecidas com essas duas raças de gato. Eles são calmos e tranquilos como o gato Persa, e não costumam apresentar problemas de convívio com outros animais. Porém, quando não recebem a atenção que desejam, podem apresentar um comportamento felino ciumento.
6) O Maine Coon é um gato gigante e simpático
O Maine Coon é um gato simpático que adora fazer novas amizades, mas quando o assunto é o tutor, ele pode sentir bastante ciúme da relação dele com outro animal. Isso porque esses gatinhos têm um apego gigantesco pelo dono, proporcional ao seu tamanho. Eles gostam de estar perto da família e serem mimados com muito carinho e atenção. Ficar sozinho por muito tempo está na lista das coisas que os gatos não gostam que seus humanos façam.
7) Sphyxn não dispensa a companhia dos tutores
O Sphynx é um gatinho que não dispensa a oportunidade de ficar colado perto dos seus humanos favoritos. Ele é considerado exótico por ser um gato sem pelo, diferente da grande maioria dos felinos. Como são bem apegados aos tutores, não gostam de ficar sozinhos por longos períodos de tempo e podem sentir ciúmes quando sentem que estão sendo deixados de lado.
8) Birmanês gosta de ficar no colo do tutor
Apegado à família humana, o Birmanês, ou Sagrado-da-birmânia, é muito dócil, sensível e amoroso. Eles adoram receber um carinho e ficar no colo, mas apenas de conhecidos. Quando são pessoas estranhas, esses felinos podem ser mais tímidos. Como são territorialistas e apegados ao dono, eles podem demonstrar ciúmes, mas não de forma agressiva. Para expressar esse sentimento, os miados de gato não são poupados e até pode rolar do tutor levar cutucadas do Birmanês.
9) Gatos Ragamuffin são tranquilos e sociáveis
O Ragamuffin é uma das raças de gato que gostam de ficar perto do dono e valoriza os momentos de carinho. Eles gostam de ficar no colo por serem muito ligados aos humanos, mas também possuem energia para brincadeiras. Geralmente, Ragamuffin se dá super bem com todos da família, mas pode apresentar traços de ciúme com aquele humano que considera o favorito.
10) O Havana Brown é muito afetuoso
O pelo de gato marrom é a marca registrada do Havana Brown. Mas a personalidade é o ponto forte. Afetuosos, eles são apegados aos seus donos e gostam de interagir com brincadeiras e carinho com a família. Contudo, se não forem socializados corretamente na infância, podem apresentar sinais de ciúmes, especialmente do tutor com outros animais.