Uma das partes do corpo do gato que todo tutor precisa prestar atenção é a boca e os dentes. Sem os cuidados necessários com essa região, é bem provável que, em algum momento, você se depare com um gato com mau hálito. O cheiro ruim que sai da boca dos pets pode ser provocado por vários fatores, mas a maior dúvida que fica entre os tutores é sobre o que fazer para acabar com o mau hálito em gatos.
Se você tem um bichano que sofre com esse problema, chegou a hora de entender o assunto melhor. A seguir, veja dicas e cuidados quando você tem um gato com mau hálito, o que pode ser e como prevenir.
O que é halitose felina?
A halitose felina nada mais é do que o mau hálito dos gatos. Trata-se de um problema bem comum nos bichanos e que pode ter diferentes causas, sendo a principal delas a higiene bucal inadequada. Também há casos em que a halitose pode ter relação com problemas mais graves, como diabetes, doenças gastrointestinais, renais ou no fígado.
Ainda assim, na maioria das vezes o que deixa o gato com mau hálito é a falta de escovação dos dentes. Já quando a halitose é derivada de outras enfermidades, ela normalmente vem acompanhada de outros sintomas. Então, se, além do mau hálito, o gato não quer comer, está apático, apresenta febre, vômitos e outras manifestações clínicas, é necessário consultar um veterinário para investigar a raiz do problema.
É normal o gato com mau hálito?
No gato, mau hálito pode acontecer em qualquer idade, sexo e raça, mas costuma ser mais comum em animais adultos e idosos. Ainda assim, não deveria ser visto como algo “normal”, pois indica uma higiene oral deficiente ou até ser um indicativo de doenças de gato mais sérias.
No caso de doenças, o mau hálito dos gatos costuma ser diferente do mau hálito “comum”. Por exemplo, um gato com diabetes fica com um hálito forte, mas levemente adocicado. Já se for um caso de problemas no fígado, ele fica com um odor fétido que deixa o gato com bafo de carniça.
O que fazer com o gato com mau hálito?
A halitose felina pode ser bastante incômoda para quem convive com o pet. Além de investigar a causa do problema, muitos tutores também se perguntam como tirar mau hálito de gatos de maneira prática. Nesse sentido, algumas dicas são:
1) Escovar os dentes do gato regularmente
Se for um quadro menos complexo, escovar os dentes do gato com certa frequência muitas vezes é suficiente para resolver o problema. No entanto, é importante ter em mente que nem sempre isso vai funcionar: se for uma situação mais avançada, associada com gengivite ou periodontite, somente um veterinário especializado poderá intervir.
Quando há muito acúmulo de tártaro em gatos, a limpeza deve ser feita por um profissional. Em casos graves, também pode se recomendar a extração de dentes ou até o uso de medicamentos.
2) Oferecer ração seca e petiscos contra o mau cheiro
Se você tem um gato com mau hálito, uma dica de ouro é evitar sachês e patês na alimentação do felino (pelo menos até o problema ser solucionado). Eles podem se aderir na superfície do dente com mais facilidade, e piorar a halitose. Já a ração seca causa um certo atrito nos dentes do pet, o que ajuda a amenizar o acúmulo de placa bacteriana.
Também existem petiscos para limpar dentes de gato. Além de saudáveis, eles têm um formato e textura exclusivos para auxiliar na remoção da placa bacteriana aderida na superfície dos dentes. E a boa notícia é que eles podem ser oferecidos diariamente para o pet, seguindo a recomendação de quantidade indicada na embalagem. Vale lembrar que nada disso substitui uma boa escovação!
3) Apostar em produtos que ajudam a combater a halitose
Outra possibilidade é usar soluções orais à base de clorexidina para fazer a higiene oral dos gatos. Elas ajudam a combater o mau hálito e podem ser auxiliares da escovação. Também existem sprays semelhantes aos que são indicados para o cachorro com mau hálito, que normalmente são feitos com óleos naturais, menta e hortelã. Em ambos os casos, é recomendado conversar com um médico veterinário antes de incluir os produtos na rotina do pet.
Prevenção é a melhor forma de evitar um gato com mau hálito
Não basta apenas saber como tirar mau hálito de gatos, mas também como evitar o problema. Para isso, é muito simples: o tutor deve preservar a saúde bucal do felino por meio da escovação dos dentes. O ideal é que isso aconteça diariamente ou, no mínimo, de duas a três vezes por semana. A dica é acostumar o bichano com o processo desde filhote!