O gato com tosse seca indica que tem alguma coisa errada e os motivos vão desde um engasgo a alergias respiratórias. Muito comum em doenças sazonais, como gripes e resfriados leves e fáceis de tratar, o gato tossindo pode significar algo mais grave se o sintoma persistir, principalmente quando associado a apatia, falta de apetite e febre. Nesse caso, seu gato precisa de atendimento veterinário para receber o tratamento ideal. Veja a seguir as principais razões por trás do gato com tosse seca.
A tosse seca em gatos pode ser alergia
O gato tossindo (com ou sem secreção) é sempre uma reação do organismo felino que busca expelir algo. A tosse seca não é tão comum e pode piorar com o tempo. Geralmente, ela pode ser uma reação do organismo a alérgenos. Produtos de limpeza, perfumes e outros agentes externos, como fungos e bactérias, também podem causar essa reação.
Tosse seca é um dos sinais de gato engasgado
É importante prestar atenção na tosse mesmo quando for casual, pois pode ser sinal de leve incômodo, como um pelinho na garganta, ou algo mais grave. O gato engasgado vai tossir na tentativa de desobstruir algo que esteja bloqueando a passagem de ar. Caso perceba outros sintomas, como falta de ar, desmaios e mucosas acinzentadas, a primeira coisa a se fazer é tentar retirar o objeto manualmente da garganta do gato ou realizar a manobra de Heimlich para desengasgar o gato. Se não conseguir retirar, corra imediatamente ao veterinário - algo está obstruindo a garganta do pet e ele precisa de ajuda.
Tosse seca em gatos pode ser bola de pelos
A bola de pelos em gatos é um incômodo que merece atenção. A tosse seca só aparece quando o felino tentar expelir a bolota por horas (e até dias), por conta do esforço. Petiscos naturais ou grama para gato vai ajudar a liberar os pelos alojados no sistema gastrointestinal. Escovar os pelos do gato diariamente é uma das melhores formas de se evitar o problema.
Parasitas respiratórios também resultam no gato com tosse seca
Parasitas respiratórios também são um problema que causam tosse seca no gato. A infecção por Aelurostrongylus abstrusus é a mais comum. Normalmente, o gato é contaminado ao entrar em contato com larvas, principalmente durante a alimentação (por isso é tão importante oferecer ração de boa qualidade). A eliminação do parasita é feita com auxílio veterinário que recomendará o melhor medicamento. Fique atento também quando a tosse seca do gato estiver acompanhada de sangue.
Gato com tosse seca e persistente é sinal de doenças crônicas
A tosse de gatos pode ainda esconder alguma condição crônica, como asma ou bronquite. Essas doenças tem a tosse seca como sintoma. Enquanto a asma felina é uma reação alérgica crônica e respiratória caracterizada por falta de ar, espirros e vômitos, a bronquite em gatos é uma inflamação nos brônquios que gera perda de peso e pouca energia para as atividades diárias. No entanto, isso não é uma regra: além dos sintomas clássicos, o pet pode ter várias formas de reação e é comum ele ter tosse seca com ruído ou chiado, resultado da dificuldade em respirar.
Um ambiente com presença de sujeira, mofo ou fumantes também podem desencadear esses problemas. A principal recomendação para evitar a tosse seca da asma ou bronquite é seguir o tratamento corretamente, seja com medicamentos, higiene ou uso da bombinha de asma para pets.
Cuidar da saúde felina é fundamental contra a tosse dos gatos
Os cuidados do animal são essenciais para evitar a tosse seca e, manter o felino saudável é favorável, no tratamento de qualquer doença: vermífugo e vacinas em dia, ração de boa qualidade, visitas ao veterinário, criação indoor e castração são algumas das precauções. Manter a casa limpa sem o uso de produtos de limpeza de forte odor e evitar o uso de fragrâncias próximo ao felino também vão ajudar - principalmente no caso de raças braquifefálicas, como o Persa e gato Himalaio. No inverno, redobre os cuidados. Os gatos sentem frio, sofrem com isso e desenvolvem quadros sazonais que resultam na tosse seca.
Redação: Erika Martins
Edição: Luana Lopes