Quando algo acontece com os queridos pets, é impossível não ficar preocupado. E quando se trata de situações incomuns, como quando o gato desmaia, a preocupação aumenta ainda mais. Afinal, mesmo nos seres humanos, o desmaio não é sinal de algo positivo, né? Os felinos não desmaiam por diversão, e a síncope pode acontecer por diferentes motivos, como no caso de um gato engasgado. Independentemente da situação, o desmaio demonstra que algo não está certo com o felino. Pensando nisso, o Patas da Casa vai explorar por que o gato desmaia e te mostrar o que fazer para ajudar o bichano nesse momento desesperador.
É normal gato desmaiar?
Se você já se perguntou se é normal gato desmaiar, saiba que a resposta é: definitivamente NÃO! Não importa qual seja o motivo, um gato desmaiando nunca é um bom sinal. Geralmente, isso acontece porque a circulação deixou de enviar oxigênio para o cérebro, e, como resultado, o gato desmaia.
Como saber se o gato desmaiou?
Identificar um gato desmaiado não é muito difícil. Então como saber se o gato desmaiou? Assim como nos humanos, quando o gato desmaia o animal perde a consciência temporariamente. Ou seja, ele fica desacordado, não responde a sinais, mas mantém a respiração. Durante esse momento, o corpo do animal fica amolecido e o olho de gato pode ficar aberto ou fechado.
Por que o gato desmaia?
A causa mais comum do desmaio em felinos costuma ser falhas no coração, porém existem outros motivos para esse evento preocupante. O Patas da Casa vai te mostrar as principais causas para esse sintoma incomum que indica um problema na saúde do gato:
- Cardiomiopatia dilatada em gatos: uma das doenças mais comuns em gatos, a cardiomiopatia hipertrófica afeta o miocárdio, músculo principal do coração, impedindo que o sangue circule corretamente pelo corpo do gato. Ou seja, o fluxo sanguíneo é insuficiente para todos os órgãos, e quando não há oxigênio suficiente para o cérebro, a consequência é um gatinho desmaiado.
- Gato engasgado: o gato engasgado é uma situação desesperadora para qualquer tutor. Se o tutor não souber como desengasgar um gato, a falta de oxigênio causada pela obstrução das vias aéreas do felino pode levá-lo ao desmaio.
- Gato com calor: assim como os humanos, o gato sente calor e pode sofrer com a desidratação, falta de ar e até os desmaios. Quando as temperaturas estão muito altas e o felino fica superaquecido, condição conhecida como hipertermia, ele pode desmaiar. Por isso é muito importante tomar alguns cuidados no verão, como manter o bichano em um ambiente fresco e arejado, e ter sempre uma fonte de água para gatos esperando por ele.
- Hipoglicemia: a hipoglicemia nos felinos é uma condição caracterizada pelo baixo nível de glicose no sangue do animal que pode acontecer por diferentes causas, como a diabete em gatos. Quando a glicose fica baixa e o cérebro não recebe energia suficiente para funcionar, os sintomas podem envolver um gato desmaiado, apatia, desorientação e até convulsão em gatos.
- Intoxicação: substâncias que são tóxicas para os felinos, como remédios e produtos químicos, afetam o sistema nervoso e a capacidade do corpo de transportar oxigênio, o que pode provocar o desmaio no animal. O gato intoxicado também pode vomitar, ter febre e salivar excessivamente.
O que fazer quando o gato desmaia?
Agora que você já sabe as principais causas do desmaio nos bichanos, é hora de saber o que fazer quando o gato desmaia. Embora possa ser difícil controlar as emoções e a preocupação com o felino, é fundamental manter a calma para conseguir levá-lo ao veterinário de maneira segura. Para isso, você precisa tomar alguns cuidados com o bichano desacordado. Primeiro, para garantir a segurança, coloque o bichano em uma caixa de transporte de gato com muito cuidado, e se certifique de que o pescoço esteja estendido para não bloquear a passagem de ar para os pulmões do animal.
Depois disso, o médico veterinário pode solicitar alguns exames para compreender o que está por trás do desmaio, como ultrassonografia e para avaliar o coração do gato. Vale lembrar que, assim como os felinos, o cachorro desmaia, e quando isso acontece, ele também precisa ser levado imediatamente para o veterinário.