Há quem diga que cachorro e gato são inimigos naturais e que não podem viver bem juntos. Mas, embora essa rivalidade seja historicamente conhecida, a verdade é que a relação entre essas duas espécies nem sempre é problemática. Aliás, pelo contrário: tem gato e cachorro que conseguem conviver tranquilamente, e ainda por cima com muito amor envolvido! Tanto é que até na hora de tirar uma sonequinha esses animais se juntam e conseguem surpreender a gente com tamanho companheirismo. Às vezes até rende uma foto de cachorro dormindo junto com o gatinho (os humanos que lutem para lidar com tanta fofura)! Alguns tutores resolveram compartilhar esses cliques com o Patas da Casa e preparamos a galeria mais lindinha do mundo para deixar o seu dia mais feliz. Veja a seguir!
Fotos de gatos e cachorros dormindo juntos para dar um quentinho no coração!
Cachorro e gato: uma relação amigável é possível?
Se antigamente muita gente evitava ter gato e cachorro juntos na mesma casa, hoje o cenário mudou totalmente. E até que dá para entender, né? É muito difícil ter que decidir entre um gatinho ou um cãozinho, e muitas vezes a gente acaba se rendendo à graça dos dois bichinhos. Contudo, todo mundo sabe que a relação entre cachorro e gato não costuma ser das melhores e, em um primeiro momento, essa adaptação de um pet com outro pode ser um pouquinho complicada e demorada.
Vários fatores devem ser levados em consideração na hora de tentar aproximá-los, como as personalidades de cada um e o que eles gostam de fazer. Mas o mais importante de tudo mesmo é saber respeitar o espaço tanto do gato quanto do cachorro, e não forçar a barra para que eles sejam amigos. Com o tempo e algumas dicas de convivência que daremos a seguir, é totalmente possível fazer cachorro e gato se darem bem.
Vivendo com gato e cachorro juntos: veja como estreitar a relação entre eles
1) Apresente o cachorro e gato com segurança
Os cachorros tendem a ser bem mais agitados do que os gatos e, por isso, a primeira aproximação pode ser um pouco turbulenta e causar estranhamento nos felinos. Por isso, o primeiro passo para tentar estabelecer uma relação amistosa entre esses dois animais é apresentando-os de forma segura. O ideal nesse primeiro momento é que o cãozinho esteja com coleira e guia, assim você poderá controlar os movimentos do animal e até mesmo restringir a aproximação dele para não invadir o espaço do gatinho logo de cara. Você também pode manter o gato dentro da caixinha de transporte. Isso também ajuda a evitar reações inesperadas ou agressivas entre os dois.
2) Divida o ambiente com um espaço para gato e outro para cachorro
Mesmo que o desejo dos seus sonhos seja transformar o cachorro e gato em melhores amigos, é importante criar um ambiente mais reservado para cada um. A gatificação da casa, por exemplo, é uma boa forma de fazer com que o felino não perca a sua essência e continue tendo o seu cantinho para descansar e se distrair quando lhe for conveniente. O mesmo vale para a caminha de cachorro. Além do mais, outro fator importante é ter espaços separados para o comedouro e bebedouro desses animais, para que eles tenham seus espaços individualizados para se alimentar - os cães, principalmente, podem ficar agressivos ao perceber outro animal se aproximando da sua comida.
3) Invista em brincadeiras que unam os dois animais
Que tal jogos e brincadeiras para melhorar ainda mais a relação dos seus pets? Eles podem se divertir e se conhecerem um pouquinho melhor depois disso. Além do mais, esse é um tempo de qualidade que você passa a ter junto dos seus bichinhos. Então procure investir em brinquedos que possam agradar aos dois e, se possível, tente recompensá-los durante as brincadeiras com um petisquinho. Assim, eles começam a associar a presença do outro animal com coisas boas.
4) Dê a mesma atenção para gato e cachorro
Um dos maiores problemas na hora de tentar adaptar gato e cachorro juntos é um dos animais sentir que está sendo deixado de lado e manifestar sentimentos de ciúmes. Por isso, a dica é tentar dividir sua atenção entre os dois bichinhos para que ambos fiquem satisfeitos e não se sintam “trocados”. Lembre-se que os animais também têm sentimentos e precisam se sentir amados pela família.
5) Difusores de feromônios ajudam a acalmar os ânimos dos bichinhos
Uma boa ideia para juntar gatos e cachorros de forma mais tranquila é investindo em difusores de ambiente que possuam feromônios na sua composição. O produto pode ser encontrado em petshops e costuma ser bastante recomendado por comportamentalistas na hora de acalmar os animais - por isso, acaba ajudando na hora da adaptação. No entanto, vale destacar que é importante ter um produto específico para cada espécie, já que os gatos não conseguem sentir o cheiro do hormônio liberado para os cães e vice-versa.
Redação: Juliana Melo