Com manchas brancas e pretas espalhadas pelo corpo, o gato frajola tem um charme que não passa despercebido. Donos de uma personalidade marcante, os gatos frajolas podem ser um pouco travessos e curiosos, então é bem possível que eles deem um pouco de trabalho para o tutor no dia a dia. Venha descobrir como é conviver com um gato frajola em casa.
Gatos frajolas são cheios de energia
Por trás de todo charme e fofura dos frajolinhas, está escondido um traço que deixa qualquer tutor de cabelo em pé: a alta energia. Quem tem um gato frajola em casa sabe que esses felinos são bastante agitados, o que pode tornar a convivência um pouco mais animada do que o normal. Os frajolas adoram explorar cada cantinho da casa, correr de um lado para o outro e se entreter com as mais diversas brincadeiras para gatos. Além disso, como eles são curiosos por natureza, estão sempre em busca de novas aventuras e diversão. Ou seja, o frajola é um gatinho ativo que não consegue ficar parado por muito tempo.
O gato frajola gosta de ‘escapar’ de casa
A curiosidade é uma característica marcante do gato frajola, e é justamente isso que leva o felino a querer explorar o mundo além dos muros de casa. Como consequência, eles podem acabar fugindo com maior frequência, o que pode ser uma grande dor de cabeça para os tutores.
A curiosidade combinada com os instintos selvagens do gato faz com que eles estejam sempre em busca de novas experiências, territórios e cheiros. Vale lembrar que, embora os gatos tenham sido domesticados há centenas de anos, eles ainda carregam características de quando eram gatos selvagens. Por essa razão, sentem a necessidade de explorar novos ambientes, seja para caçar ou para marcar território.
O frajola pode ser um pouco reativo
Uma outra característica do gatinho frajola é que eles são animais independentes. Gostam de fazer as coisas do jeito deles, e quando são forçados a fazer o que não querem, podem ser reativos. Assim como a grande maioria dos bichanos, o gato frajola não gosta de mudanças na rotina, como novos ambientes ou pessoas. Quando são expostos a situações desse tipo, você provavelmente vai precisar lidar com um gato estressado e reativo. As visitas ao veterinário, por exemplo, podem ser um pouco mais complicadas com o gato frajola, já que ele não gosta de ser obrigado a fazer o que não quer.
O gato frajola é companheiro e leal
Embora o gato frajola seja um gatinho de temperamento agitado, eles são excelentes companheiros. Eles gostam de brincar com o tutor e curtem passar um tempo ao lado dele, desde que, claro, seja no momento que o frajola quer. Ele é um gato inteligente e carinhoso com o tutor, mas pode estranhar a aproximação de estranhos. São animais observadores e precavidos, então não costumam dar muita confiança a pessoas que não conhecem.
Confira dicas para melhorar a convivência com o gato frajola
Agora que você já conhece as principais características do comportamento dos gatos frajolas, é hora de descobrir algumas dicas para melhorar a convivência com esses bichanos no dia a dia. O primeiro ponto importante é que, como são muito agitados, os gatos frajolas precisam de um ambiente estimulante e divertido em casa para gastarem energia. Dessa forma, a gatificação da casa é muito importante para deixar esses gatinhos mais felizes e relaxados. Você pode investir em prateleiras e nichos para parede, camas suspensas e também nos adorados brinquedos interativos para gatos.
Como adoram dar escapadas de casa para explorar o território, é importante também investir na tela de proteção para gatos e privar o acesso do bichano às ruas. As voltinhas fora de casa podem ser perigosas para a saúde do pet, por isso devem ser evitadas a todo custo. Além do mais, para melhorar a relação do gato frajola com pessoas desconhecidas, uma dica é apostar na socialização desde cedo na vida do animal.