O instinto de gato caçador ainda está presente nos felinos, mesmo que eles já sejam domesticados há anos. Dentro de casa, os bichanos podem até não manifestar isso tão explicitamente, mas algumas situações acabam trazendo à tona esse lado do animal. Foi o que aconteceu com o gatinho que viralizou ao caçar uma cigarra no véu de uma noiva durante a cerimônia de casamento! Veja o vídeo do gato caçando e entenda melhor o que está por trás desse comportamento felino.
Gato caçando cigarra no véu de noiva viraliza na web
Um gato caçando uma cigarra é uma das cenas que jamais se imagina ver em um casamento - mas foi o que aconteceu! No vídeo que viralizou na web, uma cigarra pousa no véu da noiva, que estava em pé ao lado do noivo bem no meio da cerimônia.
O inseto teria passado despercebido por alguns convidados, mas não pelo gatinho que assistia a celebração bem no cantinho. Rapidamente, o bichano decidiu agir e foi atrás do animal. Então, começou a saga do gato caçando a cigarra, causando uma confusão. Uma moça tenta tirar o bichano de cima do véu da noiva, até que ele decide ir embora.
Assista o vídeo do gato caçador de cigarras:
Por que os gatos caçam?
O gato caçando a cigarra no vídeo não teve essa atitude à toa. Os bichanos realmente possuem esse instinto natural. Mas afinal, por que os gatos caçam? Isso tem relação com o seu passado antes da domesticação, quando os bichanos tinham que ir atrás do seu próprio alimento para sobreviver. Atualmente, não há mais essa necessidade, mas é um instinto selvagem que continua existindo ali. Por isso, ao ser atiçado com o som ou a visão de uma possível presa, podemos ver o gato caçador de volta à ação.
Muitos tutores se perguntam se pode deixar o gato caçar. A verdade é que esse instinto não deve ser reprimido, mas redirecionado. Ao invés de deixar o gato caçando animais como cigarras ou ratos (que podem causar doenças), ofereça brinquedinhos como ratinho de corda, laser e varetas. Eles ajudam a aguçar o comportamento caçador do seu pet de forma saudável.
Como saber se o gato é caçador?
Como explicamos, todo gatinho tem em si um instinto caçador. Aqueles que são mais ativos costumam ter esse comportamento mais aguçado, mas a verdade é que todos os bichanos podem se tornar exímios caçadores quando estimulados.
Qual a raça de gato mais caçador?
Os gatos Bengal, Savannah, Sphynx, Maine Coon, Siamês e o vira-lata são os que costumam abusar desse instinto com mais frequência. Se você se pergunta qual a melhor raça de gato para caçar ratos, todos eles seriam boas opções, com destaque para o Maine Coon.
Gato caçador de cigarra: por que esse animal atrai o bichano?
O vídeo do gato caçando cigarra no véu da noiva traz um outro questionamento: por que esse animal atraiu o bichano? A verdade é que os insetos, no geral, costumam ser bem atraentes para os gatos. Isso acontece por alguns fatores, como o tamanho pequeno, que os configuram como boas presas.
Além disso, o fato dos insetos serem animais que se movem muito rapidamente também desperta o interesse do bichano. Por fim, até mesmo o barulho que a cigarra faz pode ser um atrativo para o pet, uma vez que a audição do gato é bem mais apurada que a dos humanos e capta o som com uma maior intensidade.
Como acalmar gatos no modo caçador?
Já imaginou o que você faria ao se deparar com o gato caçando uma cigarra no véu da noiva durante o casamento? No vídeo, é possível ver que uma moça tentou tirar o bichano do local para evitar uma confusão. Porém, ela não fez isso da maneira mais correta. Então como "desativar" o modo caçador do gato? Como explicamos, esse é um instinto do animal. Ou seja, não é algo que se pode ligar ou desligar. O ideal é ter bastante cautela e ajudar o pet a ficar mais calminho.
A melhor dica de como acalmar gatos no modo caçador é não pegá-lo de qualquer jeito com as mãos. Os bichanos gostam de ter o controle do ambiente e não vão gostar nada de serem arrancados de onde estão sem jeitinho, principalmente se estão caçando. Na verdade, botar o gato no colo não costuma ser uma boa ideia nunca, porque a maioria não gosta. O recomendado é tentar atrair a atenção do animal de alguma forma. Vale pegar algum brinquedinho que ele gosta e/ou que faça barulho para chamar seu interesse. Assim, seu foco deixa de ser a presa.
Outra dica de como desestressar gato é proporcionar um ambiente calmo. Se todo mundo tentar pegar o bichano na mesma hora, o animal só vai ficar mais elétrico. Por isso, não se afobe e evite tornar o ambiente ainda mais caótico. Se não tiver jeito e você precisar retirar o gato caçador do ambiente, lembre-se que, ao fazer o manejo correto do gato pegando-o no colo, deve oferecer sempre um apoio para os seus pés. Além disso, segure-o com delicadeza e evite apertá-lo demais. Uma dica final é jamais pegar o gato caçando - ou em qualquer outra situação - pelo cangote.