Não é muito comum encontrar por aí um gato obcecado por pão. Isso porque a espécie tem uma preferência natural pelas proteínas. Mas será que gato pode comer pão ou o item está na lista de alimentos proibidos para gatos? O Pitico, um bichano de pelagem malhada, não faz cerimônia quando vê um pão quentinho na sua frente: viralizou na internet o vídeo do gatinho que é completamente apaixonado por pão. Ele não pode ver um pedacinho dando sopa que já tenta dar uma mordidinha. Veja o vídeo e entenda de uma vez se pode dar pão para gato ou não!
Vídeo de gato apaixonado por pão viraliza na web
A tutora Inauí compartilha em seu Instagram vários vídeos do seu gatinho, chamado Pitico. Em um deles, ela mostra o verdadeiro amor do seu bichano por pão! Segundo Inauí, o pet não consegue ver o alimento que já fica enlouquecido - e o vídeo realmente comprova o seu ponto. Pitico chega a se pendurar no saco de pão que está na mão do tutor assim que ele chega em casa da padaria!
Pitico, o gato que ama pão, não pode ver o alimento na sua frente
O vídeo mostra também que é quase impossível comer um pãozinho perto do pet, pois ele fica tentando pegá-lo de qualquer jeito. Pitico consegue até destruir o pacote que estava fechado em uma tentativa de matar seu desejo.
Por que gato come pão? Entenda o motivo do comportamento do bichano do vídeo
Os gatos são carnívoros e, por isso, é estranho imaginar que esse felino poderia gostar tanto de comer um alimento que não se enquadra na sua alimentação natural. Mas afinal: por que gato come pão? Não se sabe a resposta certa disso, mas, apesar de não haver nenhuma comprovação científica, acredita-se que os gatos resgatados que já moraram na rua costumam apresentar esse comportamento com maior frequência.
O motivo seria que esses bichanos se acostumaram a receber pão na rua e, por isso, passaram a vê-lo como parte da sua alimentação. Nos comentários do vídeo de Pitico, uma usuária comentou que o pãozinho poderia ser, muitas vezes, tudo que Pitico tinha para comer quando estava na rua. A tutora Inauí concordou que também já pensou na mesma hipótese, uma vez que ela realmente o resgatou das ruas.
Veja o vídeo engraçado a seguir:
Gato pode comer pão?
A pergunta que não quer calar é: gato pode comer pão? A verdade é que o pão não é um alimento tóxico para os gatos. Isso significa que, se você flagrar o bichano mordiscando um pedacinho, não há problema. Dificilmente o pão trará alguma consequência negativa imediata para a saúde do animal.
Pode dar pão para gato?
O fato de não ser exatamente tóxico não significa que você pode dar pão para gato. Acontece que esse não é um alimento com muitos nutrientes que podem ser aproveitados pelo organismo do animal. Assim, mesmo sabendo que os gatos podem comer pão sem passar mal, eles praticamente não recebem benefícios com isso. Portanto, é uma comida totalmente dispensável na alimentação felina.
Além disso, o principal motivo do por que gato não pode comer pão é o excesso de calorias. Trata-se de um alimento extremamente calórico, o que pode acabar favorecendo o aumento de peso e, consequentemente, a obesidade felina.
O que é tóxico para gatos? Saiba quando gato pode comer pão ou não
O tutor pode dar pão de sal para gato (ou qualquer outro tipo de pão) de vez em quando. Se você encontrar seu bichano mordendo um pedacinho, não se desespere, pois não é um alimento tóxico que vai afetar o pet imediatamente. Porém, não é bom para o gato comer pão todo dia, pois o excesso torna-se um problema para a saúde. Não é recomendado que o tutor ofereça pãozinho para o pet, mesmo que de vez em quando, pois pode acabar acostumando o animal a querer comer esse alimento mais vezes.
Vale ressaltar que é muito importante entender o que é tóxico para gatos ou não. Quanto menos industrializado for o pão, menos problemas para a saúde vai causar no animal. Temperos (como alho e cebola) são alimentos proibidos para bichanos pois podem causar grave intoxicação. Por isso, em nenhuma hipótese o gato pode comer pão se ele estiver temperado. Além disso, é necessário estar atento a outras variedades. Se você se pergunta se gato pode comer pão de queijo, por exemplo, a resposta é não, já que a maioria dos gatos têm tendência a apresentar intolerância à lactose.