A discussão "gato ou cachorro" é um clássico das rodas de amigos e das conversas de um primeiro encontro com alguém. Vale ser mais fã de um ou de outro ou não abrir mão de nenhum dos dois em casa, mas quem será que está mais presente nas casas dos brasileiros: gatos ou cachorros? Uma pesquisa do Datafolha feita no final de 2022 revelou essa resposta e algumas outras curiosidades sobre qual o pet preferido dos brasileiros.
Entre gato ou cachorro, o segundo vence disparado
Já era de se esperar que o componente mais brincalhão dessa dupla fosse levar a melhor. Os brasileiros que têm cachorros em casa são mais que o dobro do que aqueles que têm um gatinho: são 48% de brasileiros cachorreiros contra 23% de gateiros. Cachorros são conhecidos por ter uma forma mais óbvia de demonstrar carinho (o cachorro abanando o rabo não nos deixa mentir!) e talvez, por isso, sejam a preferência de quem procura um animal para lhe fazer companhia na hora de adotar.
Preferência entre cachorro ou gato varia entre regiões brasileiras
Mas quem tem um gatinho em casa sabe que eles também podem ser ótimos amigos e existem muitas raças de gatos carinhosos. Inclusive, a pesquisa revela que quem tem gato em casa raramente se contenta com um só: como costumam ser animais que dão menos trabalho e que precisam de menos cuidados, 46% dos gateiros têm mais de um deles em casa.
Aparentemente, os nordestinos descobriram antes do restante do país como é bom ter um gatinho em casa e por lá o número de lares que tem gatos como seus pets é maior que a média nacional: são 29% deles. Depois deles vem o Norte (22%), o Sudeste (21%), o Sul (21%), e por último o Centro-Oeste (16%), que são os maiores cachorreiros do Brasil com 60% das casas tendo pelo menos um doguinho nela.
A verdade é que brasileiros amam a companhia de animais num geral
Segundo a pesquisa, existem mais casas de brasileiros com pelo menos um pet dentro dela do que casas sem nenhum animalzinho para fazer companhia. Ao todo, são 61% de brasileiros que decidiram pela alegria que é compartilhar a vida com um animal de estimação. Pela projeção do Datafolha, esse número significa que cerca de 34 milhões de casas brasileiras tem pets.
Infelizmente, os gastos ainda parecem ser um empecilho para que a parcela mais carente da população consiga ter um animal de estimação em casa. Pela pesquisa, aqueles que pertencem às classes A e B são 68% dos que possuem pets, enquanto na classe C esse número cai para 63% e nas classe D e E a porcentagem fica apenas em 53%.
Se a questão financeira também é algo que te preocupa na hora de adotar gato ou cachorro, aqui no Patas da Casa você encontra conteúdos que desvendam, por exemplo, quanto custa manter um cachorro e te deixam preparado para tomar essa decisão.
O Adota Patas te ajuda a encontrar seu novo pet!
A adoção salva a vida de um bichinho abandonado ou sem lar. Em contrapartida, eles ensinam sobre responsabilidade, cuidado e amor - qualidades que nos tornam pessoas melhores. Não importa com qual espécie você se identifica mais, acredite: sempre terá o pet perfeito te esperando! Além de todo o suporte que você recebe do Patas da Casa para cuidar do seu pet, nós também te ajudamos a encontrar um novo amigo, seja um cachorro ou um gato.
No Adota Patas, você preenche um formulário indicando exatamente o que busca em um novo pet de acordo com a sua rotina e prioridades (por exemplo, um cachorro que fique bem sozinho por algumas horas e goste de crianças ou um gato que não tem problemas em dividir a casa com outros bichinhos que você já tenha). A partir das suas respostas, a plataforma indica os animais disponíveis nas nossas instituições parceiras que atendem esses requisitos. Clique aqui para conhecer seu novo melhor amigo!
*O Adota Patas atualmente possui parceria com três ONG's em São Paulo. Se você não mora no Estado, fique atento que em breve chegaremos à sua região.