O gato Persa é uma das raças mais populares que existem. Ele é adorado no mundo todo e é claro que isso não é à toa: a raça é linda, extremamente leal, carinhosa e amorosa com a família. Ou seja, apesar da carinha de gato bravo, esses gatinhos são cativantes e apaixonantes.
Além de tudo isso, eles escondem uma série de curiosidades interessantíssimas sobre a sua origem, características físicas e de personalidade. A seguir, confira as 7 características mais surpreendentes do Persa, gato que é queridinho mundo afora.
1) O gato Persa é uma das raças mais antigas do mundo
Considerado uma das raças de gato mais antigas do mundo, o Persa vem fazendo história há milhares de anos. Reza a lenda que essa raça surgiu na Pérsia, o atual Irã, por volta do século XVI. Um comerciante italiano encontrou um exemplar da raça no país e decidiu levá-lo para a Europa, onde o gato Persa começou a se popularizar. Hoje, para ter um gato Persa, preço varia entre R$2 mil a R$5 mil.
2) O gato Persa é braquicefálico
Uma das características que mais chamam a atenção no gato Persa é o formato do seu rosto. Diferente de todos os outros gatinhos, o Persa possui uma anatomia bem peculiar, com o focinho de gato achatado. Essa característica é comum em gatos braquicefálicos, uma anomalia genética caracterizada por narinas estreitas, palato mole alongado e maxilar superior encurtado.
Por causa disso, o gato Persa tende a apresentar dificuldade respiratória, especialmente quando é exposto ao calor excessivo ou após exercícios físicos intensos. Ou seja, é importante ter um cuidado ainda maior com os filhotes dessa raça. Como todo filhote, gato Persa é frágil e não pode ficar exposto ao sol por muito tempo.
3) O gato Persa já apareceu nas telinhas do cinema
Se você acha que o gato Persa só é popular na vida real, você está muito enganado. A fama desses gatinhos é tanta que eles já foram até protagonistas de dois filmes infantis reconhecidos mundialmente: Garfield e Stuart Little.
O Garfield, um gato laranja da raça Persa, é conhecido por ser preguiçoso, guloso e ter um humor irônico. Já em Stuart Little, o Persa protagonista é um gato branco chamado Snowbell. Ele também é um gatinho de temperamento um pouco complicado, meio ranzinza e estressado — mas isso não reflete em nada a verdadeira personalidade da raça, que é super amável.
4) O gato Persa não mia muito
O miado de gato é uma das principais formas de comunicação dos felinos, mas parece que isso não é algo muito comum na vida de um Persa. Quem tem um gatinho desses em casa garante que eles quase não miam, e quando vocalizam um miado, geralmente é bem baixinho e fraco. Nem mesmo um gato filhote Persa é capaz de miar muito, algo que é muito comum entre os pequenos. Ou seja, são animais silenciosos e perfeitos para quem curte ficar mais quietinho.
5) O gato Persa se dá bem com crianças
Tem crianças em casa, sempre quis ter um gatinho e está em busca de filhotes? Gatos Persas são a opção perfeita para você! A personalidade do gato Persa faz com que eles sejam perfeitos para a criançada. Donos de um temperamento extremamente tranquilo, esses gatinhos adoram brincar, receber carinho e ficar perto de quem ama.
Além disso, eles não são muito de arranhar e morder, por isso são muito indicados para quem tem criança. No entanto, é sempre bom lembrar que, apesar do temperamento tranquilo e amoroso, os pais precisam supervisionar a interação entre o gato e os pequenos para evitar acidentes.
6) O gato Persa tem tendência a uma série de doenças genéticas
Como nem tudo são flores, o gato Persa não está livre das doenças de origem genética. Além da dificuldade respiratória, esses gatinhos podem desenvolver uma série de problemas de saúde ao longo da vida. As mais graves são a cardiomiopatia hipertrófica felina, displasia de quadril e doenças renais. Eles também podem sofrer com dermatites, problemas oculares (lacrimejamento e secreção) e dentários.
O acompanhamento veterinário é indispensável na rotina desses pets. Além disso, para evitar que eles desenvolvam problemas de saúde que podem ser evitados, como a raiva e a leptospirose, é importante que os tutores vacinem o gato Persa filhote.
7) O gato Persa é indicado para apartamentos
Os Persas são uma das melhores raças de gato para quem vive em apartamento. Na verdade, nem é muito recomendado ter um gatinho da raça perambulando pelo quintal. Por terem uma pelagem densa e dificuldade respiratória, esses gatinhos não conseguem regular bem a temperatura corporal nos dias quentes, o que pode ser um perigo para a saúde.
Mas o que faz com que eles sejam perfeitos para apartamento é o temperamento tranquilo da raça. Se deixar, o gato Persa passa o dia inteiro de preguiça no sofá, quietinho e descansando. Não é à toa que ele é considerado uma das raças de gato mais preguiçosas.