Será que gato pode comer chocolate? Há ocasiões especiais que pedem um chocolatinho, e não há nada melhor do que dividir isso com quem a gente ama, como os nossos pets. Mas, antes de oferecer chocolate para cachorro e gato, é fundamental entender se esses animais realmente podem comer o petisco. Como é de se imaginar, tanto os felinos quanto os caninos têm um organismo bem diferente do nosso, por isso nem tudo que faz bem para nós vai fazer bem para eles.
Então como saber se gatos podem comer chocolate? Quais são os riscos de oferecer esse tipo de alimento para os bichanos? A seguir, tiramos todas essas dúvidas e te contamos o que fazer se o seu gato comeu chocolate.
Afinal, gato pode comer chocolate?
Não, não se pode dar chocolate para gato. Na verdade, esse é um dos alimentos que os gatos não podem comer de jeito nenhum. O chocolate contém uma substância extremamente tóxica para os felinos, que é a teobromina. Cães e gatos não conseguem digerir o componente, que se acumula no organismo e pode levar a um quadro de intoxicação.
A teobromina está presente em todos os tipos de chocolate, mas a concentração é ainda maior em chocolates mais amargos. Isso acontece porque a quantidade de substância está diretamente ligada à proporção de cacau do alimento. Ainda assim, não existe consumo seguro para os animais, e por isso os gatos não podem comer chocolate (nem um pouquinho).
Por que chocolate faz mal para gato?
O risco de intoxicação nesses animais é muito alto se eles comerem chocolate. Os sintomas de gato intoxicado são variados, mas geralmente incluem vômitos, diarreia, tremores e taquicardia. Além disso, é possível reparar que o animal fica com a respiração ofegante e pode até convulsionar. Febre, rigidez muscular e hiperatividade são outros sinais para ficar atento. Em alguns casos, dependendo da quantidade de chocolate ingerida e da quantidade de cacau presente, o bichano pode não resistir e vir a óbito.
Meu gato comeu chocolate, o que fazer?
Mesmo sabendo que chocolate faz mal para gato, às vezes pode acontecer de o pet comer acidentalmente um pedacinho que estava por perto e o tutor não guardou. Nesses casos, é fundamental observar os sinais de gato envenenado e - mesmo na ausência de sinais - buscar a ajuda imediata de um veterinário de confiança. Qualquer mínima ingestão de chocolate é capaz de intoxicar o gato, e quando o assunto é intoxicação alimentar, é melhor não arriscar.
Em hipótese alguma aposte em remédios sem prescrição médica (e isso também vale para os remédios caseiros). Somente um profissional poderá ajudar nesse caso, indicando a melhor forma de tratamento para o pet. Em alguns casos, o veterinário pode recomendar a indução de vômito para descontaminação. Em outros, pode ser necessário fazer uma lavagem gástrica e administrar medicamentos específicos. A fluidoterapia em gatos também pode ser indicada para evitar a desidratação do animal enquanto o organismo elimina as toxinas.
Não pode dar chocolate para gato, mas existem outros petiscos apropriados
Agora que você já sabe que os gatos não podem comer chocolate, deve estar se perguntando qual é a melhor forma de mimar o seu bichinho de estimação nas horas vagas. A boa notícia é que existem várias alternativas! Legumes, verduras e frutas para gatos são algumas opções naturais que podem ser incluídas na dieta do seu amigo (mas vale ficar de olho no que o gato pode comer ou não, pois nem tudo é liberado).
Além disso, sachês para gatos , patês e snakcs comerciais também são uma ótima opção, seja para ocasiões especiais ou para o dia a dia. Eles são preparados com ingredientes que não farão mal algum ao seu bigodudo e certamente vão deixá-lo bem feliz. Basta ficar atento à quantidade indicada na embalagem para não exagerar nos agrados.
Redação: Juliana Melo