Vários alimentos típicos do nosso dia a dia não são indicados para pets — e alguns deles podem até ser tóxicos. Por isso, saber se o gato pode comer chocolate ou não é um cuidado importante para não colocar a vida do animal em risco ao oferecer um petisco despretensioso. Se você quer descobrir se o alimento está liberado e quais os possíveis riscos de um gato comer chocolate, a gente te conta tudo que você precisa saber aqui embaixo!
Afinal, gato pode comer chocolate?
Não é seguro gato comer chocolate, mesmo em pequenas quantidades. O chocolate possui uma substância chamada teobromina que é extremamente tóxica para cães e gatos. Como o componente não é metabolizado pelo organismo felino, os animais tentam eliminá-lo, mas não conseguem, e acabam sofrendo uma intoxicação. Outra substância tóxica para gatos presente nos chocolates é a cafeína.
Os sintomas de gato intoxicado incluem diarreia, vômitos, taquicardia, tremores e até convulsões. Em alguns casos, dependendo da quantidade ingerida, a intoxicação pode ser fatal. Por isso, é um verdadeiro perigo achar que gato pode comer chocolate.
No geral, os chocolates mais perigosos são os do tipo meio amargo, que apresentam uma concentração ainda maior de cacau, mas todo tipo de chocolate para gato é considerado arriscado. Por outro lado, a língua de gato não sente o sabor doce, então dificilmente esses bichanos sequer se interessam por esse alimento.
Quanto chocolate um gato pode comer?
Os gatos não conseguem metabolizar a teobromina, uma substância presente no cacau. Como todo chocolate apresenta uma porcentagem de cacau na composição, não é seguro deixar o gato comer chocolate. O acúmulo dessa substância no organismo do pet pode levar a quadros graves de intoxicação.
Pode dar bolo de chocolate para gato?
Por mais que o bolo de chocolate leve outros ingredientes na composição, ele também não é seguro para felinos. O risco é exatamente o mesmo de um gato comer chocolate em outros formatos: intoxicação alimentar. O gato envenenado pode apresentar vários sintomas que devem ligar o alerta e precisa de atendimento veterinário imediato.
O que fazer se o gato comer chocolate?
“Meu gato comeu chocolate, e agora?!” Algumas pessoas podem achar que gato pode comer chocolate e acabar oferecendo um pouquinho do petisco para o pet. Só depois que o bichano começa a passar mal que liga o alerta. Então, o que fazer quando isso acontece?
Há casos em que o felino pode apresentar sintomas menos alarmantes, como diarreia e vômitos. No entanto, se o gato comeu chocolate e começou a ter dificuldade respiratória, taquicardia, tremores e convulsões, é porque a situação está grave.
Em ambos os casos, o indicado é buscar assistência veterinária o quanto antes e informar ao médico veterinário especialista em gatos sobre a quantidade, tipo e há quanto tempo o gato comeu chocolate. O profissional vai fazer uma análise do caso e indicar a maneira mais adequada de manejo do paciente, que pode ser desde uma indução de vômito até uma lavagem gástrica.
O que os gatos não podem comer de jeito nenhum?
Agora que a ideia de que gatos podem comer chocolate foi esclarecida, chegou a hora de falar sobre outros alimentos que gatos não podem comer de jeito nenhum. Existem muitas comidas e temperos que parecem inofensivos e são bem assimilados pelos humanos, mas que representam uma grande ameaça à saúde dos bichanos.
Alguns alimentos que gatos não podem comer são:
- Chocolate
- Cebola e alho
- Leite e derivados
- Abacate
- Ovo, peixe ou carne crua
- Pão e fermento
- Ossos
- Atum em lata
Ao consumir qualquer um destes alimentos sem querer, é importante ligar o alerta e buscar atendimento veterinário urgente para evitar problemas de saúde ainda maiores no seu pet.