Saber o que o gato pode comer ou não é muito importante para manter a boa saúde do pet. Alguns alimentos humanos podem ser prejudiciais para os animais, e por isso devem ser evitados, como a cebola, alho e chocolate. Mas você já se perguntou se o gato pode comer frango? A resposta é sim! Porém, a proteína exige alguns cuidados ao ser ofertada aos bichanos. A seguir, confira as principais recomendações sobre o assunto!
Gato pode comer frango?
Sim, pode dar frango para gato! A grande questão é a forma como o alimento vai ser preparado e incluído na dieta do animal, pois nem todo tipo de frango é adequado para a saúde e o sistema digestivo dos gatos. A verdade é que a forma de preparo faz toda a diferença.
O ideal é que o frango para gatos seja oferecido sem temperos, sal e outros condimentos, pois esses ingredientes podem ser prejudiciais à saúde do animal. Portanto, para garantir que o gato pode comer frango, a alternativa mais segura é saudável é cozinhar a carne apenas com água.
Gato pode comer frango cru?
Muitos tutores se perguntam se pode dar frango cru para gato. Nesse caso, a resposta é não. Embora originalmente os felinos consumissem carne crua para sobreviver, esse não é o ideal. A carne crua - inclusive a do frango - pode contar uma série de bactérias, como a Salmonella, que podem contaminar e intoxicar o animal. Por questões de segurança, o gato não pode comer frango cru.
Gato pode comer frango frito?
Não. O frango frito, assim como frituras em geral, está na lista de alimentos que gato não pode comer de jeito nenhum. O excesso de gordura é extremamente prejudicial para a saúde felina, podendo desencadear problemas gastrointestinais e com alto risco de intoxicação. Portanto, o frango frito deve ser evitado.
Gato pode comer osso de frango?
Tem quem pense que o gato pode comer osso de frango, mas isso é altamente contraindicado. Isso porque os ossos podem se quebrar com facilidade e acabam representando um grande risco para o animal, podendo deixar o gato engasgado ou até causar perfurações nos órgãos internos.

Os benefícios do frango para gatos
O frango é um dos alimentos ricos em proteínas que gato pode comer sem grandes preocupações, desde que excessos sejam evitados. Ou seja, não se pode ultrapassar os 10% de calorias diárias que o animal consome. Respeitando essa orientação, os felinos podem ser muito beneficiados com o frango, que tem um alto nível proteico e ajuda a fortalecer os músculos do pet. O frango ainda é rico em vitaminas do complexo B, e tem pouca gordura, o que é ótimo para os animais.
Como fazer frango cozido para gatos?
Não é difícil aprender como fazer frango cozido para gatos. Tudo que você precisa é de um peito de frango, preferencialmente sem pele e sem ossos. Depois, basta cozinhar a carne em água, sem adição de sal ou qualquer outro tempero. Após o cozimento, você pode desfiar o frango em pequenos pedaços, esperar esfriar e então oferecer para o gatinho!
Mas lembre-se: o frango deve servir apenas como um complemento da dieta, e nunca deve substituir a ração para gatos sem orientação veterinária. Por outro lado, você pode apostar em rações e petiscos com sabor de frango para agradar ainda mais o paladar do seu amigo de quatro patas.