Você sabia que um cheiro que gato não gosta pode desencadear reações bem inusitadas nos felinos? Isso acontece porque o olfato dos gatos é muito mais poderoso do que o dos humanos: enquanto a gente possui 5 milhões de células olfativas, os gatinhos dispõem de aproximadamente 200 milhões de células. Ou seja, os gatos têm um olfato muito sensível - o que explica porque alguns odores podem desagradar tanto. Quando sentem o cheiro de algo que não gostam, os gatos podem até exibir reações bem estranhas. Recentemente, o vídeo de um gato reagindo a alguns cheiros viralizou e deixou os internautas intrigados.
Cheiro que gato não gosta provoca reação engraçada em bichano
O Pudding é um gato laranja famoso nas redes sociais. Ele possui aproximadamente 320 mil seguidores no instagram, e divide o perfil com mais outros dois gatinhos com os quais convive, o Oreo e o Onyx. Eles vivem juntos em Quebec, no Canadá, ao lado da tutora. Em um vídeo publicado recentemente no perfil do trio, alguns internautas se surpreendem com uma expressão diferente de Pudding. No vídeo que viralizou, é possível ver o gato respirando de boca aberta igual cachorro, como se tivesse ofegante, logo depois de sentir um cheiro diferente, uma expressão um pouco incomum para a espécie.
A tutora e os seguidores relacionaram esse comportamento felino a uma reação de Pudding aos odores que ele não gosta, mas não dá para ter certeza de que esse é realmente o motivo dele aparecer respirando de boca aberta. O comportamento também pode estar relacionado a um fenômeno chamado reflexo de Flehmen.
Gato respirando pela boca depois de sentir cheiros intrigou internautas
No caso do vídeo que bombou nas redes, Pudding aparece respirando de boca aberta quando está próximo do tutor e de outros gatos. Ele aparece cheirando o corpo e o bumbum do irmão felino, e esse comportamento do gato pode ser uma forma de comunicação entre eles. O mesmo acontece quando ele cheira os pés da tutora. Inicialmente, pode parecer que Pudding está sentindo aversão ao cheiro de chulé, mas na verdade ele pode estar apenas processando os feromônios da dona. Confira a reação de Pudding:
"Reflexo de Flehmen": gatos reagem a estímulos olfativos
O gato respirando com a boca aberta é um comportamento que pode ter relação com várias coisas, inclusive com um fenômeno conhecido como reflexo de Flehmen. Gatos, quando reagem dessa forma, ficam com a boca aberta, como se estivesse ‘cheirando’ pela boca e não pelo nariz. Isso ocorre por um motivo! Esse é um reflexo primitivo do animal que nada tem a ver com cheiro que gato não gosta.
A reação deixa o gato com a boca semiaberta, o lábio superior elevado, olhos semicerrados e narinas abertas, e serve para detectar substâncias químicas conhecidas como feromônios. O felino puxa o ar pela boca e esse ar vai parar no órgão vomeronasal, que fica localizado entre o nariz e a boca e tem como função captar os feromônios. Ele é o responsável por ‘enviar’ as mensagens químicas para o cérebro do gatinho, permitindo que o felino identifique os odores ao redor de maneira mais rápida. Ou seja, os felinos usam esse artifício para sentirem melhor o cheiro específico. O reflexo de Flehmen também pode ocorrer em outras espécies animais, como cavalos, cobras, búfalos, elefantes, ovelhas e lhamas.
Qual cheiro o gato não gosta?
Com um olfato tão sensível, é claro que existem vários cheiros que incomodam os felinos. Inclusive, esse cheirinho pode ser tão incômodo a ponto de deixar o gato estressado no ambiente. É por essa razão que é importante saber quais são os odores que desagradam os gatos e mantê-los bem longe. Veja quais são os cheiros que os gatos odeiam:
- Areia de gato suja
- Pimenta
- Frutas cítricas
- Lavanda
- Alecrim
- Café
Gato respirando de boca aberta: o que pode ser?
É preciso ter muito cuidado ao assumir que a boca aberta do felino é um caso de reflexo de Flehmen, pois o gato respirando de boca aberta também pode ser um sinal de alerta. Ele pode indicar dificuldade respiratória que estão associadas a algumas doenças, como a asma ou problemas cardíacos. A boca aberta também pode indicar um caso de bronquite em gatos, mas essa doença costuma vir acompanhada de outros sintomas, como a tosse e a respiração ofegante. Gatos ansiosos, estressados e obesos também podem ficar de boca aberta para respirar melhor. Se você notar qualquer outro tipo de sintoma, como ruídos estranhos, prostração, vômitos e febre, não hesite em levar o gatinho ao veterinário mais próximo para descobrir a origem do problema.