Um dos sons mais fofos que os felinos emitem é o de um gato ronronando. Esse ruído, que parece até um ‘motorzinho’ ligado, pode acontecer por diversos motivos e o comportamento costuma ser bastante intrigante para os tutores.
Você já se perguntou o motivo porque os gatos ronronam? Ou como eles são capazes de emitir esse barulho? Existem muitas curiosidades por trás do ronronar de gato, e é por isso que o Patas da Casa reuniu 7 fatos interessantes sobre o assunto. Vem com a gente!
1) O barulhinho do gato ronronando é ensinado pela mãe
Ao contrário do que muitos pensam, os gatos não nascem sabendo ronronar. Esse comportamento, na verdade, é aprendido nos primeiros meses de vida do animal, e é a própria mamãe gata que ensina isso.
Mas por que os gatos ronronam? O gato ronronando é uma maneira que a mãe encontra de se comunicar com seus filhotes de maneira silenciosa na natureza. Isso ajudaria a evitar chamar a atenção de predadores da região. Ou seja, é um dos instintos selvagens da espécie que acabou permanecendo mesmo com a domesticação.
2) Nem todos os gatos ronronam
Por ser um comportamento felino que é ‘aprendido’ através da convivência com a mãe, filhotes de gatos abandonados e que nunca tiveram esse contato materno podem não ronronar. Não porque há algo de errado com eles, mas simplesmente porque eles nunca aprenderam a fazer isso.
3) Gatos ronronando têm uma explicação anatômica
Além de saber porque gato ronrona, você já se perguntou como esses animais fazem isso? Anatomicamente, o que acontece é a contração dos músculos da laringe e do diafragma que resulta na vibração das cordas vocais do gato. Enquanto inspira e expira o ar, o movimento acaba produzindo o barulho do ronronar e a frequência do som pode variar entre 25 e 150 Hz.
4) O ronronar de gato muitas vezes é sinônimo de felicidade e bem-estar
É muito comum ouvir um gato ronronando quando ele recebe carinho (principalmente se as carícias vêm do tutor ou de alguém da família). Nesses momentos, o barulho do ronronar geralmente expressa a felicidade que o pet sente de estar ali, próximo dos seus humanos. É um sinal de que o gato te ama e confia em você!
5) O gato ronronando também pode indicar dor ou desconforto
O ronronar de gato também pode estar relacionado com situações de dor ou desconforto. Se for o caso, é comum que o barulho venha acompanhado de outros sintomas, mostrando que o pet precisa de ajuda. Vocalizações excessivas (ou seja, o gato miando mais do que o normal) podem acontecer, assim como apatia, falta de apetite e isolamento.
Se desconfiar de que tem um gato doente ou com dor, não hesite em procurar um médico veterinário! Ele poderá diagnosticar o quadro do seu amigo e indicar o melhor tratamento para ele.
6) O ronronar é terapêutico para os pets
Outro motivo porque os gatos ronronam tem a ver com o ‘poder’ terapêutico desse ruído. Acredita-se que as vibrações que acontecem durante o ronronar são boas para fortalecer o sistema imunológico do animal, tendo uma boa capacidade de ‘cura’ para esses pets.
Além disso, segundo um estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, o ronronar ajuda a aliviar dores e ainda estimula o fortalecimento ósseo dos felinos. Isso, inclusive, explicaria porque gato ronrona quando sente dor ou algum incômodo - é uma tentativa de ele tentar se recuperar.
7) O som de gato ronronando também pode ser benéfico para humanos
Além de beneficiar os gatinhos, o ronronar também é considerado um ótimo aliado dos humanos! É como se esse barulhinho fosse capaz de aliviar bastante os estresses dos tutores no dia a dia - e só quem já ouviu um gato ronronando sabe que esse som realmente tem um poder ‘calmante’ na nossa vida, né?
Pelo menos foi isso que uma pesquisa da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, descobriu. Segundo os pesquisadores, a convivência com um felino pode aumentar a sensação de bem-estar dos donos, e isso ajudaria a diminuir a tensão e a ansiedade.