As semelhanças do gato Siamês com o Thai causam confusão por aí. Isso porque muitos acreditam que aquela mancha simétrica no focinho e extremidades do corpo mais escuras são características exclusivas dos siameses. Mas não é simples assim: o Siamês tem vários detalhes que o diferenciam de outras raças, incluindo o Thai. Um exemplo é que o Siamês é esguio e tem o focinho mais longo, enquanto o gato Thai é mais rechonchudo. Quer saber quem é quem, afinal? O artigo a seguir vai te ensinar a diferenciar a raça Siamês do gato Thai e também as características em comum!
Gato Siamês X Gato Thai: diferenças começam na aparência
Quando pesquisamos “foto de gato Siamês” a resposta são imagens de diversos felinos com diferentes pelagens e tamanhos, mas todos com aquela mancha escura e simétrica no focinho. Obviamente, isso causa confusão, pois várias raças (e vira-latas também) carregam mesma característica. Quando você entende quais são as especificidades da aparência do Siamês fica bem fácil de diferenciar: o gato da raça é esguio e tem patas longas e finas, orelhas pontudas e semblante afinado e em formato triangular - até o filhote de gato Siamês vai ter essa feição, sendo um felino magricelo de orelhas grandes.
Já o gato Thai tem o porte menor e aparência mais fofa, com mais pelos e um focinho redondo, além de olhos amendoados e orelhas curtas. Outro detalhe é que o gato Thai pode apresentar diversos tons na na pelagem: pelo mais claro ou escuro, castanho ou acinzentado. Enquanto isso há um padrão no gato Siamês: cor branca reveste o tronco e ele tem orelhas e cauda bem escuras, com manchas castanhas durante a transição de tonalidades. Então, quando bater a dúvida sobre qual a raça do gato, é só lembrar que o Siamês é atlético e segue um padrão de cores, enquanto o gato Thai tem o corpo mais arredondado.
A raça de gato Siamês é mais brincalhona do que carinhosa
Não é só a aparência que diferencia um bichano do outro. A personalidade do Siamês é mais energética que a raça Thai. Os siameses também são gatos carinhosos, mas preferem se divertir do que receber um afago. Esse felino também tem seus momentos de reclusão, que merecem ser respeitados, mas não pense que ele é independente - na verdade, o Siamês é uma das raças mais leais que existem e dificilmente abandonam o tutor (só que às vezes vão precisar de espaço).
O gato Thai é mais carente e sociável
Já o Thai é mais carinhoso e apegado. Ele é o tipo de gato que segue o dono pela casa e gosta de assistir a rotina da família. Ele também é um gato que odeia a solidão, então se você mora sozinho e tem uma rotina corrida, nem pense em ter um em casa - as chances dele desenvolver ansiedade de separação são bem grandes. A raça Thai também é muito sociável e, mesmo sem ser tão brincalhão quanto o Siamês, ele costuma se dar muito bem com outros pets.
Outros tipos de “gatos siameses” que causam confusão
Existem cinco tipos de "gato siamês" reconhecidos pela Associação Internacional de Gatos (The International Cat Association - TICA). Além do Siamês e do Thai, são as raças:
- Gato Himalaio
- Balinês
- Gato Birmanês (ou Sagrado da Birmânia)
Todos eles têm o focinho com a mancha escura e simétrica e especula-se que todos são descendentes do próprio gato Siamês, por isso a semelhança. No entanto, durante todo o processo de desenvolvimento de cada raça, eles foram ganhando características únicas. Outro tipo de gato Siamês muito famoso é o Sialata, que é uma versão sem raça, mas que possui características parecidas. Se você tem um desses em casa e não sabe se o bichano é um Siamês ou Sialata, aprenda a diferenciar o gatinho.
Redação: Erika Martins
Edição: Luana Lopes