O Sokoke é uma raça de gato que chama atenção pela marcante pelagem, semelhante a uma casca de árvore. Originário da África, esse felino, extremamente ativo, afetuoso e carinhoso, surgiu de forma natural, sem nenhuma interferência humana. De porte médio, pode medir cerca de 35 cm e pesar entre 3 kg e 5 kg. Para conhecer mais sobre esse gatinho simpático, o Patas da Casa trouxe algumas informações sobre o Sokoke cat (ou gato Sokoke).
O gato Sokoke é uma raça de origem africana
Também conhecidos como African Shorthair, o gato Sokoke é originário do Quênia, um país localizado no continente africano caracterizado pelos planaltos montanhosos e por ser um local com muitos animais selvagens. Lá, o Sokoke é considerado um gato selvagem e vive de forma livre, em zonas urbanas, rurais e em tribos indígenas.
Contudo, em 1978, uma criadora de gatos inglesa capturou um felino da espécie e iniciou um programa de reprodução do Sokoke, originando os primeiros gatos domésticos da raça. As duas maiores organizações mundiais felinas, a The International Cat Association e a Federação Internacional Felina, reconheceram o Sokoke como uma nova raça de gato.
Gato Sokoke tem uma pelagem parecida com casca de árvore
Com certeza a característica que mais chama atenção nessa raça é o pelo do gato Sokoke. Ele é tipo um gato malhado, mas o padrão das manchas no corpo é bem diferente e chamativo. Ele possui uma cor parda tigrada que se assemelha a coloração de uma casca de árvore, e seu pelo é bem baixinho e curto.
A pose do gato Sokoke é bem elegante devido ao corpo largo e forte. A cabeça é relativamente pequena e arredondada, e os olhos são de cor marrom, bem arredondados. A pata do gato Sokoke é bastante forte e desenvolvida, sendo as traseiras maiores que as da frente.
O gato Sokoke é super amigável e brincalhão
Embora o cat Sokoke seja de origem selvagem, ele está longe de ser um felino arisco. Pelo contrário, a personalidade do gato Sokoke é super tranquila, dócil, amorosa e amigável. O felino é um gato falante que adora uma boa companhia humana, por isso não podem ser deixados sozinhos por longos períodos de tempo.
Além disso, devido a origem selvagem, o Sokoke é extremamente ativo e energético. Ele precisa de espaço para usar seus instintos selvagens e ser estimulado com brinquedos interativos para gatos. Para que esses felinos se adaptem à vida doméstica, é super recomendado investir no enriquecimento ambiental para gatos.
Curiosidades sobre o gato Sokoke
Agora que você já conhece um pouco sobre o gatinho cor de madeira, é hora de descobrir algumas curiosidades da raça.
- O gato Sokoke pode viver dos 10 aos 16 anos.
- Na Quênia, o Sokoke é chamado de “Khadzonzos”, que significa “casca”.
- Ele é uma das raças de gato mais cara do mundo, podendo custar 2 mil euros.
- É super indicado passear com gato dessa raça devido a alta energia e aspecto selvagem.