Para quem é pai de pet de primeira viagem, é normal se perguntar se gato tem dente de leite ou não. Afinal, basta um olhar mais atento para perceber que os gatos trocam de dente (ou seja, o dente de gato cai quando ele é filhote, e pouco tempo depois nascem novos dentinhos no lugar). Mas será que isso significa que a dentição felina é igual à dos humanos? Para entender melhor como isso funciona, o que significa um gato com duas presas em cima e quando o dente de gato filhote cai, o Patas da Casa preparou uma matéria especial sobre o assunto. Confira!
Afinal, gato tem dente de leite?
Sim, gato tem dente de leite. Eles surgem entre a primeira e a sexta semana de vida do animal e são 26 dentes de leite no total — também chamados de dentes decíduos. Os primeiros a nascer são os incisivos, depois vem os caninos e por último nascem os pré-molares. Os dentes molares ainda não se desenvolvem nesse momento.
Os bichanos permanecem com os dentes de leite por algum tempo até que ocorra a troca natural da dentição, que é quando o dente de gato cai e é substituído pela dentição permanente.
Dente de gato cai por volta do terceiro mês de vida
Na boca de um gato, dente de leite costuma cair entre o terceiro e sétimo mês de vida. É nesse período que ocorre a troca de dentição, quando os 26 dentes de leite caem para dar lugar aos 30 dentes definitivos. Mas, ao contrário do que acontece com os humanos, todo o processo é muito rápido e às vezes passa até despercebido pelos tutores. Isso acontece porque durante essa troca, os dentes definitivos ficam posicionados logo atrás dos decíduos, prontos para tomar o seu lugar. Sendo assim, o gato não fica “banguela” por muito tempo.
Vale lembrar que, mesmo que os dentes de leite caiam, é importante escovar os dentes de gato para preservar a saúde bucal dos felinos e acostumá-los desde cedo com esse hábito.
Notou um gato com duas presas em cima? Saiba o que fazer!
Agora que você já sabe que o gato tem dente de leite, é bom entender o que é a dentição dupla. Se você reparar que o seu bichano está com duas “presas” na arcada dentária, significa que o dente de gato filhote não caiu e o permanente nasceu “em cima” dele. Ou seja, é como se os dois dentes ocupassem o mesmo espaço, dando a impressão de que você tem um gato com duas presas em cima ou embaixo. É comum que isso aconteça com os caninos.
O problema é que esse posicionamento dos dentes compromete a mastigação, provoca um desgaste desnecessário e ainda acumula sujeira com maior facilidade. Por isso, o ideal é procurar um veterinário especializado em odontologia para fazer a devida remoção do dente de leite, evitando assim maiores problemas no futuro.