Muitas pessoas acreditam que os pets são sensitivos e conseguem prever terremotos ou até a morte, mas será que gatos sentem quando estamos tristes? Os bichanos são verdadeiros mestres da intuição, e entre as 5 coisas que gatos podem prever, a tristeza é uma delas. Isso mesmo! Se você está para baixo e triste, pode ter certeza que o seu bichano vai saber. Desafiando a ideia de que não se importam muito, os gatos podem surpreender no quesito companheirismo e demonstrar compaixão nos detalhes.
Gato sensitivos: saiba como os bichanos identificam as emoções
Você já deve ter ouvido que gatos sentem a energia dos outros, não é mesmo? Se essa é uma afirmação verdadeira ou não, o que não podemos negar é que os gatos têm sentimentos pelo dono e são capazes de perceber quando eles estão abatidos.
Por exemplo, se você começou a chorar após se emocionar assistindo um filme, é provável que o seu gato vá até você para pedir carinho ou simplesmente deite próximo ou no seu colo. Isso porque os bichanos são animais muito observadores, então são capazes de detectar as emoções dos humanos pelas atitudes, expressões faciais, linguagem corporal e até na maneira de falar. Para retribuir esse gesto, é importante saber como fazer o carinho perfeito no seu gato, né?
Gatos têm sentimentos pelo dono e demonstram com companheirismo
Como vimos, o gato tem sentimento pelo dono e é bastante comum criarem uma forte conexão emocional com eles. Por isso, quando os tutores estiverem passando por algum período de estresse ou tristeza, os bichanos podem ficar mais sensíveis às emoções do humano e pode acontecer do gatinho absorver esses sentimentos e se sentir da mesma forma, mesmo que não seja tão comum.
Por outro lado, como os gatos têm sentimentos pelo dono e conseguem confortá-los, eles são indicados para tratar alguns transtornos psicológicos, como a depressão. Embora não sejam responsáveis pela cura da doença, eles podem trazer benefícios para pessoas que sofrem com o quadro de algumas formas:
- Companhia: por trás da fama de animais reservados, os bichanos são carinhosos e demonstram seu amor de gato de maneira sutil, a partir da companhia ou do clássico ronronar.
- Redução do estresse: de acordo com alguns estudos, interagir com gatos pode ser uma boa maneira de aliviar o estresse e melhorar o bem-estar de pessoas diagnosticadas com depressão, já que a presença dos gatinhos pode ter um efeito relaxante para os tutores.
- Rotina: pessoas diagnosticadas com depressão normalmente apresentam dificuldades em manter hábitos. Como os gatinhos exigem cuidados diários, isso pode incentivar seu tutor a manter uma rotina de cuidados regulares com a alimentação do pet e incentivá-lo a fazer brincadeiras.
Além de serem bons aliados na cura da depressão humana, os gatos são capazes de auxiliar no tratamento de algumas doenças e transtornos, por isso, são excelentes candidatos para participar da Terapia Assistida por Animais, que consiste em usar pets domésticos para promover o bem estar físico, emocional, cognitivo e social de pacientes em tratamento de diferentes condições.