Já imaginou ter um Golden Retriever como colega de classe nas aulas da faculdade? Pois na Universidade de Passo Fundo (UFP), localizada no Rio Grande do Sul, isso é uma realidade. O Zee é um aluno pra lá de especial! Ele acompanha a tutora durante as aulas de medicina veterinária e sua presença faz o maior sucesso entre os alunos. Para entender mais sobre a relação do peludo com estudantes e funcionários da instituição, o Patas da Casa conversou com Louise Cella, tutora do cachorro Golden. Venha conhecer mais sobre esse pet que se tornou uma estrela acadêmica!
Um lar temporário que virou definitivo
Zee, um Golden Retriever de 8 anos de idade, chegou de surpresa na vida de Louise Cella. Após lidar com a perda repentina do seu animal de estimação, Louise ainda enfrentava o processo de luto animal quando Zee entrou em sua vida para um lar temporário, em fevereiro de 2022. No entanto, o que começou como temporário, terminou em adoção: Louise acabou se apaixonando pelo pet e decidiu dar uma segunda chance a Zee. “O maior obstáculo foi aceitar que eu estava pronta pra ter outro cão, e que conseguiria conciliar os cuidados com ele e a faculdade”, reflete Louise sobre o processo de adoção animal,
Golden Retriever participa de aulas de medicina veterinária
Quando vemos um cão acompanhando o tutor em locais inesperados, como a faculdade, logo pensamos que se trata de um cachorro de suporte emocional. Contudo, Zee não está registrado como um cão de suporte, embora se comporte como um. Na verdade, o motivo para Zee começar a frequentar as aulas de Louise foi outro: “Ele começou a me acompanhar quando ainda estava em lar temporário. Pedi permissão à faculdade para levá-lo porque tinha medo de deixá-lo sozinho no apartamento e ele se desesperar, já que vivia num ambiente completamente diferente”, explicou a tutora.
Zee é um "AUluno" muito dedicado e responsável
Zee é um aluno exemplar, dedicado e responsável. No vídeo publicado na rede social do cão, ele participa das aulas práticas como cobaia e adora toda atenção que recebe. Está sempre de olho nos outros alunos para garantir que eles estejam prestando atenção na aula - por isso é considerado o aluno preferido dos professores. O Golden Retriever também não abre mão dos eventos esportivos da faculdade e está sempre presente para torcer pela UFP. Além disso, Zee se voluntaria nos plantões noturnos do Hospital Universitário da instituição para atuar como cachorro terapeuta. O único ponto fraco de Zee são as aulas online. O peludo acha um tédio a falta de interação e sempre cai no sono, momento que Louise aproveita para tirar uma foto do cachorro dormindo.
O Golden Retriever virou um mascote do curso de Medicina Veterinária da UPF
Segundo Louise, o comportamento canino de Zee na faculdade é excelente! Nas aulas em que é preciso atenção, o Golden usa coleira para cachorro e fica deitado pertinho dela. Mas o cãozinho não é só um excelente aluno: Zee é um ótimo colega de classe e possui vários amigos na faculdade. Durante as aulas, Louise contou como ele se relaciona com os outros estudantes: “Em momentos mais descontraídos ele fica solto, vai devagarinho caminhando pela sala e vendo quem abaixa a mão para fazer carinho nele. Na interação em que os alunos do ensino médio conhecem a faculdade, ele ficou como recepcionista na porta do curso, recepcionou com muita alegria todo mundo e tirou foto com mais de 120 pessoas.”
Confira o vídeo de Zee durante as aulas:
Quais as vantagens de ter um Golden Retriever?
Existem várias vantagens em ter um cachorro dessa raça. De acordo com Louise, a maior vantagem é o temperamento do Golden Retriever: “São extremamente alegres, dóceis, brincalhões e companheiros. Não me sinto sozinha um segundo estando com ele e com certeza mudou a minha vida, e a de todos que agora convivem com ele, para melhor.” Então se você busca por um cão com essa personalidade, Golden Retriever talvez seja uma excelente escolha.
Qual é a função do Golden Retriever?
Originalmente, o Golden Retriever foi criado para caçar aves aquáticas. Contudo, hoje esse peludo pode exercer várias funções. Ele pode ser um cão guia, um cachorro policial, bombeiro, terapeuta, salva vidas, farejador e assistência médica. .