Alguns vídeos de cachorro e gato são tão icônicos que, vira e mexe, eles ressurgem nas redes sociais de uma hora para outra. Foi isso que aconteceu com um vídeo de um Golden Retriever recentemente, que viralizou no início de 2023, mas foi “revivido” nos últimos dias. Na gravação, o cachorro toma conta de um gatinho encrenqueiro e assume um papel pacificador, evitando uma verdadeira briga de gato. Quer saber mais detalhes da história? É só continuar a leitura!
Gato briguento se aproxima sorrateiramente de outros gatos, mas é impedido
Ver um gato brigando não é tão incomum, principalmente quando os pets têm acesso às ruas e não são castrados. É assim, inclusive, que o vídeo começa: com um gato bicolor indo de encontro a um gato laranja sorrateiramente. Pela postura e linguagem corporal felina, tudo indica que o animal se aproxima para causar uma pequena confusão com o outro pet. Por sorte, o Golden Retriever aparece logo em seguida e puxa o gato, de nome Xiaobao, pela coleira para o lado oposto.
O vídeo foi gravado e postado na internet pelo perfil @jasion68688, que é tutor dos pets e vive compartilhando nas redes como é o dia a dia com seus vários cachorros Golden Retriever e seus gatos. É uma família grande e que cativou a internet, conquistando mais de 119 mil seguidores no Instagram!
Golden Retriever cuida de bichano para evitar briga de gato
No vídeo gravado por Jasion, é possível escutar muitos miados de gato. A vocalização pode indicar diferentes tipos de situações, mas, nesse caso, o som parece ser um “convite” para a briga. Não é à toa que, mesmo puxando a coleira do gato no início, o Golden Retriever chamado Tengteng precisou intervir mais de uma vez na situação para evitar uma verdadeira briga de gato.
Em vários momentos o tutor grava o gato Xiaobao retornando para o mesmo local onde o gato laranja está, como se não tivesse desistido da ideia de brigar, e o Golden Tengteng aparece como salvador da pátria. O Tengteng, que agiu como um verdadeiro “irmãozão”, não teve descanso! Assista ao vídeo abaixo:
O vídeo ultrapassou 10 mil curtidas e ganhou muitos comentários. Um usuário brincou: “Vamos ser realistas. Todos nós temos aquele amigo como Tengteng que nos impede de brigar no bar no sábado à noite”.
Gato brigando: por que isso acontece?
As brigas de gatos podem acontecer por diferentes motivos. No caso do Xiaobao e do Daju (nome do gato laranja), é bem provável que não tenha sido nada muito sério. Como são dois bichanos que convivem juntos há um tempo, pode ser que os gatos brigando não passe de uma brincadeira entre os dois — aquelas típicas implicâncias de irmãos.
É muito fácil se confundir com gatos brigando ou brincando, mas existe uma clara diferença entre os dois comportamentos. Para começar, a vocalização é muito diferente! O som de gato brigando não tem nada a ver com os miados do Daju no vídeo acima. Na realidade, o miado de gato brigando é marcado por rosnados, grunhidos e ruídos mais estridentes que simulam um ataque.
Outros sinais que antecedem uma briga de gato são o corpo arqueado, pelos eriçados, dentes à mostra e o rabo para cima. Ou seja, o Xiaobao não queria, de fato, brigar com o Daju quando foi impedido pelo Tengteng — mas provavelmente queria causar um pequeno ‘alvoroço’ que, felizmente, foi evitado.