Não é segredo para ninguém que o Golden Retriever adora água. Super carinhosos, brincalhões e aventureiros, esses cães não resistem a uma boa diversão, especialmente quando envolve praia ou piscina. Um vídeo publicado recentemente de um Golden esperto e com espírito aventureiro está circulando nas redes sociais e provocando boas risadas dos internautas. O cachorro percebeu que na casa do vizinho estava rolando uma festa na piscina e não pensou duas vezes antes de fugir de casa para se divertir com os convidados. Vem conferir essa história!
Golden Retriever sai de casa escondido para curtir uma festa na piscina
Quem tem um cachorro Golden em casa sabe que esses peludos acumulam energia para dar e vender. Por isso, quando eles encontram uma forma de brincar, não hesitam em se jogar na diversão. Foi exatamente isso que o cãozinho Apollo fez quando descobriu que estava acontecendo uma festa na piscina na casa ao lado da sua. O Golden “escapou” para se refrescar na piscina, ao lado de várias crianças que adoraram a presença desse cachorro engraçado.
Cachorro Golden volta para casa como se nada tivesse acontecido
Douglas Manassés, tutor de Apollo, começou a dar falta do cãozinho pela casa. Para sua surpresa, descobriu que o cachorro fujão havia escapado para a casa do vizinho. No entanto, ao chegar lá, o tutor se deparou com uma cena bem engraçada: Apollo despreocupado na piscina, nadando e se refrescando ao lado das crianças. Geralmente, a raça de cachorro e crianças se dão muito bem devido a personalidade dócil e brincalhona desses cães. Um internauta fez um comentário bem engraçado no perfil do Douglas, dizendo: “Provavelmente ele foi convidado e você não deixou ele ir. O jeito foi ir escondido“. Confira o vídeo do cachorro na piscina:
Porque Golden gosta de piscina?
A afinidade desses peludos com a água pode ser explicada pela origem do Golden. Antigamente, o cachorro Golden Retriever era usado para caçar aves aquáticas, por isso ele gosta tanto de ambientes aquáticos, como piscinas, cachoeiras e praia. Outras raças de cachorro que gostam de brincar na água também são o Labrador, Poodle e o Husky Siberiano.
Quando o Golden pode entrar na piscina?
A partir dos primeiros 60 dias de vida, o filhote de cachorro Golden está liberado para entrar na piscina. Antes disso, não é recomendado levá-lo para nadar porque a imunidade do cãozinho ainda é está se desenvolvendo e pode resultar em uma gripe canina ou até pneumonia. Depois que o pet completar 3 meses e tomar todas as vacinas, a piscina é até aconselhada, pois melhora as funções respiratórias e fortalece a musculatura do cão.
Pode colocar o cachorro na piscina?
Não existe contraindicação de cachorro na piscina. Desde que o cãozinho goste de água e se sinta confortável nesse ambiente, ele pode tranquilamente nadar e se refrescar na água. Até um cachorro com deficiência pode ir na piscina, desde que ele receba todo o auxílio que precisa para sua segurança.
Como ensinar Golden a nadar?
Geralmente, a grande maioria dos cães não encontram dificuldades para nadar, especialmente os que nascem com essa habilidade, como é o caso do Golden Retriever. No entanto, é preciso alguns cuidados na hora de ensinar o Golden (ou qualquer cão) a nadar para manter o pet em segurança. Confira esse passo a passo:
- Escolha um local com água calma, como piscinas e lagos;
- Tenha paciência e respeite o tempo do animal;
- Leve petisco para cachorro e brinquedos para ganhar a confiança do peludo;
- Acostume o peludo com a água aos poucos. Você pode jogar o brinquedo para cachorro na parte mais rasa da piscina para que ele entre por escolha própria na água. Se ele entrar, recompense-o com um petisco;
- Quando o animal estiver acostumado, leve ele para a parte mais funda da piscina, com as duas mãos sob a barriga do cachorro. Assim, naturalmente ele vai começar a movimentar as pernas e a sentir confiança dentro da água;
- Assim que você sentir confiança nos movimentos do cão, solte ele, mas fique por perto caso ele deixe de nadar. Vai andando em direção à saída da piscina, chamando o cão, para ensiná-lo a sair. Quando ele sair da água, recompense-o novamente com um petisco.