Plantar grama para gatos é uma alternativa encontrada pelos tutores para evitar que os felinos comam plantas que podem ser tóxicas para sua saúde. Quando um gato come grama, além de se divertir, ele também ganha uma ajudinha extra para digerir as bolas de pelos que eventualmente engole. É possível comprar a grama para gatos já pronta em pet shops, mas cultivar o matinho em casa é uma atividade simples, econômica e muito gratificante também. Veja como plantar grama de gato no passo a passo a seguir.
Passo 1: escolha um vaso e preencha-o com terra de qualidade para plantar grama de gato
A grama para gatos é, também, uma planta bem bonitinha que vai embelezar sua casa antes de servir de petisco para seu pet. Por isso, vale a pena escolher um vaso decorado para o cultivo. O tamanho do recipiente vai influenciar diretamente na quantidade de grama produzida. Por isso, se você tem mais de dois gatos em casa, considere um vaso médio ou grande. Encha o vaso até a metade com uma terra de boa qualidade, de preferência enriquecida com adubo. O substrato também é conhecido como terra preparada e é vendido em lojas de jardinagem. Quanto melhor for a terra, mais nutritiva a graminha para gatos será.
Passo 2: grama de milho para gatos não é a única opção! Veja quais os tipos sementes é possível escolher
A grama para gatos com milho de pipoca é a mais fácil de cultivar. O alimento é fácil de ser encontrado em supermercados e tem um preço bem acessível. Mas atenção: a grama de pipoca para gatos não pode ser feita com pipoca de microondas! Uma outra opção é a grama de trigo para gatos. O trigo em grãos é vendido em lojas de produtos naturais e seu plantio segue o mesmo padrão que o milho de pipoca, aveia, alpiste, cevada… todas essas sementes vão gerar grama após o plantio.
Passo 3: como plantar e regar corretamente a grama de gato
Chegou a hora de plantar a grama de gato! Faça pequenos buraquinhos de aproximadamente dois centímetros de profundidade na terra do vaso, e acomode as sementes cobrindo-as com um pouco mais de terra em seguida. É importante garantir que haja uma distância entre os grãos, para que eles possam se desenvolver perfeitamente. Deixe o vaso em um lugar com incidência de luz solar, mesmo que seja dentro de casa. Regue dia sim, dia não, com muito cuidado para não molhar demais a terra.
Passo 4: a hora certa de oferecer a grama para gatos
Em poucas semanas, a grama de gato estará pronta para ser colhida e oferecida aos felinos. Antes disso, porém, cuide para que o pet não tenha acesso ao vasinho e não tente cavar a terra ou comer as raízes que aparecem na superfície da terra quando a planta começa a se desenvolver. O segredo que a grama de milho para gatos seja sempre atraente é servi-la ao gato apenas uma vez por semana, para que ele não se acostume ao efeito relaxante de mastigar a plantinha e não veja mais graça nesse momento do dia.