Se você é uma daquelas pessoas que amam um bom filme de cachorro, temos uma boa notícia: um novo longa-metragem chegou aos cinemas nacionais, que é “Hachiko — Para Sempre”. A obra acompanha a história de um cachorro da raça Akita Inu e traz importantes reflexões sobre a amizade e lealdade dos cães em relação aos humanos. Quer entender mais detalhes do filme e conhecer melhor a incrível personalidade dos Akitas? O Patas da Casa te conta tudo sobre o assunto a seguir!
Hachiko: filme novo é lançado inspirado em história real
É provável que você já tenha ouvido alguém falar do filme do cachorro que esperava o dono em uma estação de trem. Essa é uma história bastante conhecida e emocionante — e que, curiosamente, não é mera ficção. Existe não apenas um, mas três filmes sobre o assunto, e todos eles foram inspirados em um caso real.
O primeiro lançamento é de 1987 e se chama “Hachiko Monogatari”, com produção japonesa e direção de Seijirō Kōyama. Já o segundo é o mais conhecido até agora, lançado em 2009 sob o título de “Sempre Ao Seu Lado” com direção do sueco Lasse Hallström e participação do ator Richard Gere como o protagonista.
O terceiro filme, por sua vez, é “Hachiko — Para Sempre”, que chegou aos cinemas de todo Brasil no dia 18 de julho. A obra em questão é uma adaptação do primeiro roteiro original, “Hachiko Monogatari”. Nessa versão, somos apresentados à história do professor Chen Jingxiu, que encontra um cachorro abandonado no meio de uma multidão, decide adotá-lo e tem sua vida transformada.
O cão em questão foi nomeado como Hachiko. Ele logo vira um grande companheiro do professor e demonstra toda a sua lealdade por ele mesmo após o falecimento inesperado do protagonista. Assista ao trailer abaixo e conheça Hachiko, cachorro que emocionou o mundo:
Cachorro Hachiko prova a lealdade e amor incondicional dos cães por seus donos
Depois de adotado, Hachiko se acostumou a caminhar com seu dono todos os dias até a estação de trem de Shibuya, em Tóquio, no Japão, enquanto ele ia para o trabalho. No final do dia, o cãozinho voltava para a estação, esperando o retorno do professor. Até que um dia, inesperadamente, o tutor de Hachiko falece.
Mas, como um bom melhor amigo, o cãozinho não desiste e passa a esperá-lo todos os dias, no mesmo horário, na estação de trem. Isso por mais 10 anos. O comportamento do cachorro passou a despertar curiosidade e interesse das pessoas locais, que se comoveram com a situação e não demorou muito para que a história ganhasse cada vez mais repercussão, inspirando os filmes.
Hachiko chegou a ser homenageado com uma estátua em frente à estação de Shibuya em 1934, esculpida pelo artista Teru Ando, e reerguida em 1948, pós-guerra, como uma lembrança da enorme lealdade e companheirismo do animal em relação ao tutor.
Personalidade do Akita, do filme Hachiko, é cheia de qualidades
Assim como o filme do cachorro que espera o dono mostra, o Akita é um cão extremamente leal e fiel à sua família humana. Ao mesmo tempo, a raça é super independente, por isso consegue se virar muito bem sozinha quando precisa e é um ótimo cachorro para apartamento. Também é importante ter em mente que o Akita Inu tem um forte instinto protetor e é um pouco territorialista, características que podem ser amenizadas com o adestramento e socialização.
Por conta de toda a sua independência, os treinamentos com a raça exigem um pouco mais de esforço e dedicação, já que o Akita pode ser um tanto teimoso. O adestramento positivo é uma maneira de driblar isso e despertar o interesse do pet. Outro ponto importante é exercitar bastante a raça no dia a dia, já que esses cães podem ser bem energéticos e ativos. Para adquirir um Akita, preço pode chegar a R$ 6.500 no Brasil.
Veja outros filmes de cachorro para se divertir e se emocionar
- Marley & Eu
- Quatro Vidas de Um Cachorro
- Meu Amigo Enzo
- Scooby Doo
- A Dama e o Vagabundo
- Pets — A Vida Secreta dos Bichos
- Beethoven, o Magnífico
- Lassie
- A Caminho de Casa
Além desses filmes, que tratam os cães como verdadeiros protagonistas da história, você também pode maratonar alguns filmes indicados ao Oscar que tem cachorros que roubam a cena, como “Anatomia de Uma Queda” e “O Mágico de Oz”.