A hepatite em gatos é, assim como nos humanos, uma inflamação no fígado dos animais. Diferente da lipidose hepática, que atinge o mesmo órgão, a hepatite felina pode ser causada por uma série de fatores, que vão desde infecções variadas até tumores. Por isso, a identificação rápida dos sintomas pode ser essencial para o diagnóstico correto e início rápido do tratamento.
Para te ajudar e indicar o que deve chamar a sua atenção no comportamento e na saúde de gato no que se trata da hepatite, o Patas da Casa reuniu tudo o que você precisa saber sobre a doença. Confira!
A hepatite em gatos pode ter causas variadas
Entre os animais, a hepatite felina não é uma doença de gato muito comum. Ainda assim, ela pode ser causada por uma série de fatores. Nos animais mais velhos, por exemplo, os desencadeadores de hepatite em gatos costumam ser os tumores. Em alguns casos, a hepatite surge em fígados que já estão comprometidos. Ou seja, um gato com problema no fígado é mais propenso à doença, como é o caso de gatos com cistos hepáticos.
Além destas duas causas, a doença nos felinos pode ser causada, ainda, por vírus (específicos dos gatos), bactérias, parasitas e, em alguns casos, intoxicação causada pela ingestão de alimentos e substâncias indevidas.
Gato com hepatite: quais são os sintomas da doença?
O órgão afetado pela hepatite tem grande importância na metabolização de diversas substâncias essenciais para o funcionamento e para a desintoxicação do organismo. Por isso, quando falamos de um gato com problema no fígado, sintomas costumam incluir diminuição de apetite, letargia e falta de disposição para as atividades comuns do dia a dia.
A icterícia em gatos também pode aparecer: neste caso, o animal fica com olhos, gengiva e pele amarelados. Dependendo do tipo de hepatite, gato também pode ter vômitos, diarreia, perda de peso e alterações nos reflexos e comportamento.
Para tratar a hepatite, gato com a doença precisa de acompanhamento com o veterinário
Com uma lista de causas quase tão extensa quanto seus sintomas, a hepatite em gatos não é uma doença que pode ser tratada sem ajuda profissional. Com a anamnese correta e alguns exames, o veterinário pode determinar a causa da hepatite felina e, desta maneira, indicar o tratamento ideal. Em alguns casos, porém, a origem do problema não pode ser descoberta e o tratamento envolve o combate aos sintomas e a mudança da alimentação do animal.
O que fazer para evitar a hepatite felina?
Graças às variadas causas da hepatite em gatos, indicar um comportamento específico para prevenir a doença não é tão simples. Por isso, o melhor a se fazer é manter o acompanhamento de saúde do animal sempre em dia (tanto em consultas de rotina com o veterinário quanto em vacinas e vermífugos para gatos).
Além disso, também é necessário ter atenção ao ambiente em que ele vive, mantendo-o sempre limpo e sem elementos que podem ser tóxicos para o animal. Ainda assim, vale reforçar que a visita ao veterinário deve ser imediata logo que um dos sintomas for identificado no dia a dia do seu felino. Assim, o tratamento do gato com hepatite pode ser muito mais efetivo e certeiro.