Não é preciso ser um grande especialista em anatomia canina para saber que uma das partes mais importantes do corpo dos dogs é a coluna vertebral. Cachorro é basicamente sustentado pela coluna, e ela tem a importante função de proteger os órgãos internos e a medula espinhal. No entanto, existem alguns problemas que podem atingir a região, como é o caso da hérnia de disco em cães. Mas do que se trata esta doença de cachorro? Quais os sintomas e como é feito o tratamento? Essas e outras dúvidas são respondidas a seguir pelo médico veterinário Luiz Malfatti, que é especializado em ortopedia. Veja só!
O que é a hérnia de disco em cães?
Saber como funciona o corpo do cachorro é dever de todo tutor. Para começar, é importante entender que a coluna vertebral é composta por vértebras. Dentro delas, existe um canal por onde passa a medula espinhal. Os discos intervertebrais, por sua vez, são uma espécie de tecido que existe entre cada vértebra, atuando como amortecedores que vão amenizar possíveis impactos que possam acontecer entre os ossos da coluna.
E o que é exatamente a hérnia em cachorro? É o que explica o especialista: “A hérnia de disco ou doença do disco intervertebral é uma espécie de doença degenerativa que pode acometer qualquer disco intervertebral (cervical, torácica ou lombar) causando dor e muitas vezes paralisia do membro”.
Hérnia de disco em cachorro: quais são as causas do problema?
Segundo Luiz, o animal pode desenvolver hérnia de disco por conta de traumas e quedas, mas essas não são as únicas causas associadas. “Também existem fatores genéticos de determinadas raças que podem apresentar essa enfermidade mesmo sem traumas, algumas dessas raças são: Dachshund, Beagle e Bulldog francês”. Portanto, se você tem um doguinho com predisposição genética para a hérnia de disco, cachorro precisa ser avaliado periodicamente para ter certeza de que está tudo bem com a saúde dele!
5 sintomas de cachorro com hérnia para ficar atento!
Quando se trata da hérnia de disco em cães, os sinais não passam completamente despercebidos, mas é importante ter um olhar atento. Sobre os sintomas mais comuns da condição, o ortopedista destaca:
- dor;
- desequilíbrio;
- incontinência urinária e fecal;
- perda de sensibilidade nas extremidades;
- paralisia.
A paralisia, porém, não é comum em todos os casos. Segundo Luiz, isso só acontece quando o problema se torna mais agudo. Ainda assim, é importante observar todos os detalhes e ficar de olho em qualquer alteração comportamental ou física do pet.
Hérnia de disco em cachorro tem cura?
A boa notícia é que sim, a hérnia de disco tem cura! “O diagnóstico é feito através do exame físico para localizar a lesão. A partir daí, exames de imagem como radiografias e tomografias serão importantes para a tomada de decisão cirúrgica ou conservativa”, explica o médico veterinário.
O tratamento conservativo é indicado para casos menos graves de hérnia de disco. Cães são orientados a fazerem fisioterapia e acupuntura, além da administração de anti-inflamatórios e medicamentos que devem ser prescritos exclusivamente por um profissional. “Se for uma hérnia mais severa o tratamento será cirúrgico, promovendo a descompressão que o disco causa na medula óssea, aliviando a dor e muitas vezes garantindo a recuperação da mobilidade do paciente”, conclui.
Para se recuperar da hérnia, cachorro pode ter sessões de acupuntura e fisioterapia
Tanto a acupuntura veterinária quanto as sessões de fisioterapia são bem-vindas para ajudar na recuperação de um cachorro com hérnia de disco. “A fisioterapia atua com técnicas de movimentos e exercícios passivos que previnem contraturas e atrofias musculares. Em animais que não sentem dor podem ser aplicados exercícios ativos que ajudam na coordenação dos movimentos e também pode ser preventiva em animais que já tenham predisposição a ter hérnias de disco. Já a acupuntura atua liberando endorfinas, auxiliando no controle da dor e inflamação e restabelecendo funções neurológicas que podem ter sido perdidas”.
Redação: Juliana Melo