As festas de fim de ano estão chegando e, para algumas pessoas, o período de férias também. Nessa época, é muito comum que os tutores de cães busquem opções de hospedagem para animais, e o hotel para cachorro é uma das mais seguras e divertidas para o pet. Nesse ambiente o seu cachorro vai interagir com outros cães, participar de atividades diversas e continuar tendo sua alimentação nos horários certinhos. Para os cães que sofrem de ansiedade de separação, é uma experiência bem legal: são tantas as distrações e descobertas que ele nem vai perceber a ausência do tutor! Mas, para que ocorra tudo bem durante a estadia, é fundamental arrumar uma mala com tudo que o cachorro precisa para se sentir em casa e aproveitar os momentos ao máximo. Alguns cuidados com a sua saúde também são necessários. Confira no passo a passo a seguir como preparar o seu pet para se hospedar em um hotel para cachorro.
Passo 1: Garanta que as vacinas e o vermífugo estejam em dia
Raramente o seu cão ficará sozinho em um hotel para cachorro: existem muitos outros cães compartilhando o espaço. Então, é necessário garantir que ele estará protegido de algumas doenças contagiosas entre cães, como cinomose, parvovirose e leptospirose, por exemplo. O mesmo vale para o vermífugo: quando o cão toma todas as doses necessárias, pode transitar tranquilo em qualquer ambiente. Cuidar desses detalhes é uma forma de proteger o seu cão e todos os outros que vão conviver com ele no hotel para cachorro.
Passo 2: Calcule a quantidade de ração necessária para o período
O hotel para cachorro não vai fornecer ração para os hóspedes, até porque cada cão tem seus hábitos e costumes próprios na hora de comer. Basta ver a quantidade de tipos de ração presentes nas prateleiras do pet shop: ração para adultos, ração para filhotes, raças grandes, raças pequenas… O papel do tutor, então, é incluir a ração preferida do seu cão na mala do animal, de preferência já na quantidade certinha a ser servida em cada refeição. O comedouro do seu cachorro é outro item necessário para o período em que ele estiver hospedado, e o ajudará a se sentir mais confortável na hora de comer.
Passo 3: Separe alguns objetos do cachorro, como brinquedos
Quando saímos de férias, levamos roupas, sapatos e acessórios que vão tornar esse momento ainda mais completo. No caso dos pets que ficam hospedados em hotel para cachorro, os itens que vão fazer toda a diferença na estadia são os seus brinquedos de cachorro favoritos. Selecione algumas opções capazes de mantê-lo entretido e encontre uma forma de colocar o nome do cachorro em cada item, para que não sejam perdidos. Se o seu pet está acostumado a dormir em uma caminha de cachorro, pode ser uma boa ideia levá-la também. Assim, a sensação de aconchego do lar se mantém.
Passo 4: Inclua um objeto com o seu cheiro na mala do cão
Seu pet vai passar muitos dias hospedado no hotel para cachorro? Uma estratégia para minimizar a saudade que ele pode sentir de você é enviar algo que tenha o seu cheiro. Pode ser uma peça de roupa que você costuma usar em casa, a capa de uma almofada que fica no sofá de casa ou até mesmo um lenço com o seu perfume: qualquer coisa que dê provoque no cão uma sensação familiar.