Optar por um hotel para cachorro ou pet sitter quando você precisa viajar não é uma escolha tão simples quanto parece. Dependendo do destino ou do tamanho do seu animal, nem sempre é possível viajar com cachorro e, quando o período é muito longo para deixá-lo sozinho, essa decisão precisa entrar nos planos de viagem. Saber que seu amigo está bem protegido e cuidado pode ser exatamente o que você precisa para descansar ou focar no trabalho em outro lugar.
Não sabe o que é pet sitter, qual é a dinâmica de um hotel de cachorro ou, até mesmo, se existe outra possibilidade para o seu cãozinho durante seus dias de afastamento? Conheça mais sobre as opções de hospedagem para os animais aqui embaixo e escolha a melhor para o seu amigo!
Hotel para cachorro é uma boa opção para os animais que amam companhia
Seu doguinho é do time que ama um parque para cachorros e se dá bem com outros cães e pessoas desconhecidas com facilidade? Neste caso, os hotéis para cachorro podem ser considerados. A base do funcionamento deles é igual à do hotel para humanos: cada animal tem o seu cantinho (individual ou compartilhado com outro animal da mesma casa), mas nos momentos de atividades em conjunto, eles vão ter contato com vários outros cachorros.
Por isso, animais que são mais sociáveis se sentem mais confortáveis com o hotel para cachorro. Além deles, os cãezinhos que gostam de companhia constante podem se distrair da ausência dos donos em ambientes como o hotel de cachorro.
Para preparar o seu pet para a hospedagem, o cachorro deve estar vacinado e vermifugado. Além disso, evite buscar “hotel para cachorro perto de mim” e escolher o primeiro resultado. Vale a pena visitar e considerar algumas opções antes da decisão final, já que, desta forma você pode ter certeza de que seu animal vai ser bem cuidado.
Pet sitter: o que é e para quais cachorros é indicado?
O serviço de pet sitter, por sua vez, é mais parecido com o das babás de crianças: a pessoa precisa ir até a sua casa para cuidar do cachorro na sua ausência. Como a mudança de ambiente não acontece, essa é a opção ideal para os cachorros que são mais reservados e apegados ao próprio cantinho. Neste caso, o profissional troca água e comida, limpa o ambiente, administra medicamentos quando necessário e dá atenção para o cachorro brincando ou levando para passear no período da viagem.
Para contratar um pet sitter, valores são variáveis de acordo com o tempo que o profissional vai gastar na sua casa. Além disso, também é necessário pensar na adaptação do animal com o cuidador. Para quem já usa o serviço no dia a dia, o ideal é manter a mesma pessoa com quem o doguinho já está acostumado para os cuidados durante a sua ausência. Se este não for o caso, faça alguns testes com o pet sitter e o bichinho para ter certeza de que a interação entre os dois vai ser segura e confortável.
Hospedagens temporárias para animais também podem ser consideradas neste momento
Além do hotel para cachorro e do pet sitter, você também pode contratar hospedagens temporárias para o seu doguinho no período da viagem. Nesta opção, o animal fica na casa do cuidador responsável por ele durante a sua viagem. Assim, ele não vai ficar sozinho em casa e nem vai ter contato com muitos outros animais. O ambiente costuma ser mais familiar e aconchegante e, ao mesmo tempo, a atenção dada ao animal é mais constante. Encontrando alguém de confiança, você consegue viajar sem muitas preocupações com o seu amigo.