A idade dos gatos é algo que sempre desperta muita curiosidade em qualquer pessoa, principalmente porque é o que ajuda a definir a expectativa de vida média dos felinos. Então, como saber o tempo de vida de um felino? A idade de gato vai depender de uma série de fatores, como os cuidados com a saúde animal, alimentação e castração. No entanto, mesmo com essas variáveis, existem alguns cálculos que podem ajudar a determinar a idade dos gatos com mais precisão. Ficou curioso para descobrir qual a idade dos gatos? Então vem com a gente e confira tudo que você precisa saber sobre o assunto!
Como saber a idade de um gato?
Diferente dos cães, a idade do gato tem um avanço considerável logo nos três primeiros anos de vida. Somente depois disso é possível estabelecer um padrão em que um ano de vida felino equivale a três anos humanos.
Para saber a idade de gato para humano, a lógica é a seguinte:
O gato atinge a fase adulta no primeiro ano de vida, completando o equivalente a 14 anos humanos.
No segundo ano de vida, o felino ganha mais 10 anos. Ou seja: a idade do gato aos dois anos é correspondente a 24 anos humanos.
Após completar três anos, é só somar mais quatro anos para cada aniversário do pet. Com três anos, o gatinho já tem 28 anos - e a cada ano que passa, ele ganha mais quatro
4 anos felinos = 32 anos humanos
5 anos felinos = 36 anos humanos
6 anos felinos = 40 anos humanos
7 anos felinos = 44 anos humanos
8 anos felinos = 48 anos humanos
9 anos felinos = 52 anos humanos
10 anos felinos = 56 anos humanos
11 anos felinos = 60 anos humanos
12 anos felinos = 64 anos humanos
É importante frisar que não há nenhum embasamento científico que comprove isso, mas acaba sendo um método utilizado por veterinários e tutores para determinar a idade de um gato.
Idade de gato: tabela pode ajudar a entender melhor o tempo de vida dos pets
Assim como os humanos, a idade de gato também pode ser definida de acordo com as fases: filhote, adulto, idoso ou geriátrico. Até os primeiros 8 meses de vida, por exemplo, o felino ainda é considerado um filhotinho, mas sofre um “salto” nos 4 meses seguintes - passando pela puberdade - e rapidamente atinge a fase adulta. Veja a tabela de idade de gato para se guiar:
- Gato filhote - 1 a 12 meses
- Gato adulto - 1 a 7 anos
- Gato idoso - 8 a 12 anos
- Gato geriátrico - Após os 12 anos
Vale lembrar que é importante ter uma atenção especial com cada fase de vida do seu gatinho. Mesmo que ele seja saudável, algumas doenças são mais comuns nos filhotes de gato, enquanto outras são típicas do animal adulto ou idoso.
Veja outras formas de calcular a idade dos gatos
Muitas pessoas sentem dificuldade em determinar a idade de gato, especialmente quando o animal é resgatado das ruas e não se sabe o seu histórico. Mas não se preocupe: mesmo quando o gatinho é adotado sem uma idade definida, existem algumas técnicas que ajudam a identificar quantos anos o animal tem.
No caso de filhotes de gato, por exemplo, os recém-nascidos têm características bem específicas: nos 3 primeiros dias de vida, eles ainda estão com o cordão umbilical. Se o cordão já caiu, mas o bebê ainda não abre o olho, é porque ele tem de 5 a 15 dias de vida. Além disso, a dentição também é um fator que ajuda nessas horas: os filhotes possuem dentes de leite bem branquinhos, que nascem por volta da segunda ou terceira semana. Já entre o terceiro e sétimo mês de vida, os gatos trocam de dente, dando espaço para a dentição definitiva.
Durante a fase adulta, é mais difícil descobrir com precisão quantos anos o gato tem. Os veterinários com mais experiência conseguem estipular isso com base nos dentes, que ficam mais escuros, desgastados e com acúmulo de tártaro. Já no caso de um animal idoso ou geriátrico, algumas mudanças no comportamento e na aparência costumam entregar a sua idade. Gatos mais velhos costumam ficar com uma pelagem opaca quando idoso, e grisalha quando geriátrico. O bichano também vai ter menos disposição para brincadeiras e vai preferir passar mais tempo dormindo do que qualquer outra coisa.
Redação: Juliana Melo