Adotar um gatinho enche qualquer pessoa de alegria! Os felinos, apesar da fama de “reservados”, são grandes companheiros dos humanos e podem surpreender muitas famílias. O problema é que existem muitos animais abandonados, e por isso várias ongs se dedicam a resgatá-los das ruas ou de situações de maus tratos. Para incentivar a adoção e apoiar o trabalho de ongs e abrigos que trabalham diretamente com isso, a marca Purina idealizou um evento no Nordeste chamado “Friskies® Miau-Dota ”.
A feira itinerante já passou por Fortaleza e ainda vai passar por Recife e Salvador até o dia 18 de dezembro. Nesse meio tempo, algumas pessoas tiveram a chance de abrir as portas de casa para vários bichanos e um adotante em especial chamou a atenção: o seu Severino. No Instagram, a Friskies® postou um vídeo do tutor super emocionado compartilhando como é a sensação de adotar um gatinho pela primeira vez!
Confira o vídeo na íntegra abaixo:
“Ele vai ser bem cuidado, vai ser bem tratado. E me desculpa, viu? Eu sou muito emotivo”, diz Severino sem conter a emoção após a adoção do gato Huguinho. Foi amor à primeira vista e o novo dono do bichano não poderia estar mais feliz!
Como funciona a feira “Friskies® Miau-Dota” e como adotar um gato?
Para deixar o evento mais descontraído e proporcionar um bom nível de interação entre os adotantes em potencial e os gatinhos, a Purina e a Friskies® criaram um ambiente bem gatificado e pensado no bem-estar dos animais. A feira é realizada de 10h às 19h em dias pré-estabelecidos nas redes de supermercado que são parceiras da marca. Você pode conferir as próximas datas e locais no perfil do Instagram (@friskiesbr ).
A adoção deve ser feita de forma responsável e segue alguns critérios. O adotante precisa ter mais de 21 anos, apresentar um documento oficial com foto (como RG) e comprovante de residência, além de preencher um questionário de adoção da ong responsável. Caso o perfil seja aprovado, o novo dono ainda recebe um Guia do Adotante junto com um kit Friskies®. O kit é composto por ração seca, ração úmida para gatos (o famoso sachê) e alguns petiscos.
Quem não puder adotar, mas quiser contribuir com a ação, uma possibilidade é ajudar com a doação de alimentos. A cada 1 kg de ração doada, a Purina se compromete a doar mais 1 kg para as ongs do evento.
Para adotar um gato, é importante ter certeza da sua escolha
Muitos animais vivem abandonados e em situações bem precárias, mas mesmo que esse seja um tema sensível, é importante fazer uma adoção responsável (ou são altas as chances de os bichinhos voltarem para as ruas). Por isso, se você tem vontade de adotar um gato, é bom ter certeza de que você será capaz de cuidar do animal e arcar com os custos que o acompanham.
Alimentação, higiene, caixa de areia para gatos, despesas veterinárias: tudo isso deve ser pensado antes de tomar qualquer decisão. Afinal, se trata de uma outra vida que vai depender de você por muito tempo e que não pode ser descartada facilmente como um objeto. Adotar é um ato que muda a vida das pessoas e dos bichinhos, mas deve ser feito de coração e com responsabilidade!
Redação: Juliana Melo
Edição: Luana Lopes