O miado de gato é uma forma de comunicação entre os felinos. Eles miam quando querem comida, atenção, carinho ou simplesmente brincar. Mas você já reparou que existem algumas raças que “falam” mais do que outras? É como se os bichanos até tentassem conversar com seus humanos. Quer descobrir se você tem um gato falante? Abaixo, o Patas da Casa preparou um infográfico mostrando qual a raça de gato que mais mia e quais bichanos amam “papear”!
O gato Siamês é um gato falante e expressivo
A raça de gato que mais mia é o Siamês! Esses bichanos são grandes tagarelas, por isso é muito comum se deparar com um gatinho falante dessa raça. Isso acontece porque a personalidade do Siamês é naturalmente expressiva e comunicativa.
Mas por que gato Siamês mia tanto? Eles são pets que gostam de interagir com os humanos e que amam receber atenção sempre que podem. Por isso, não estranhe se você ver um gato Siamês te seguindo pela casa e querendo “conversar” durante todo o trajeto.
Gato que fala: Tonquinês adora se comunicar com a família
Outra raça de gato que mia muito e precisa de atenção é o Tonquinês. Conhecido também como gato Tonks, esse bichano é muito ligado com os humanos e chega até a ser um pouco carente. Ele não gosta de ficar sozinho, e é muito carinhoso e sociável. O Tonquinês é o tipo de gatinho que deixa qualquer pessoa encantada, mas o tutor deve ter um tempinho disponível para se dedicar exclusivamente ao pet.
O miado de gato Maine Coon é bem diferenciado
O gato gigante Maine Coon é outro tagarelinha. É comum ver esses gatos “conversando” entre si ou com seus humanos, pois são uma raça bastante comunicativa. O que poucos sabem é que o miado de gato Maine Coon costuma chamar atenção pela potência das cordas vocais. Então, além de serem bem falantes e dóceis, eles têm um miado que não passa despercebido.
Sphynx é um gatinho falante que é muito simpático
O gato sem pelo pode até causar estranheza em quem não o conhece, mas a verdade é que o Sphynx esbanja simpatia. Ele é um gatinho falante que simplesmente ama estar perto e interagindo com os donos — e até com quem ele acabou de conhecer. São animais sociáveis e bastante inteligentes, além de serem super carinhosos. O gato Sphynx é uma boa surpresa!
Gato miando muito: Birmanês tem essa característica
Dizem que o Birmanês é uma raça que deriva do cruzamento entre um gato Siamês e um gato Persa. Isso explicaria as extremidades do corpo mais escuras, junto da pelagem mais felpuda e densa. Outra característica que, aparentemente, também foi herdada dos Siameses foi justamente a vocalização: o Birmanês é um gato que fala e que adora pedir atenção sempre que pode.
Outro gato que fala e tem um miado exóitco é o Bengal
O Bengal é um gato híbrido que pode ter diferentes comportamentos, dependendo da sua geração. Mas um traço que normalmente é comum a todos os tipos de Bengal é a capacidade de comunicação. Esses bichanos são bem expressivos, e os miados fazem parte da rotina de quem convive com um felino da raça. Uma curiosidade é que o miado de gato Bengal é bem característico!
Gato falante: os laranjinhas são verdadeiros tagarelas!
Além da raça, a cor do gato também pode impactar no quanto um gato é falante ou não! Quem convive com um gato laranja sabe bem do que estamos falando: esses bichanos são super comunicativos e “miam pelos cotovelos”. É por isso que é tão comum ver um gato falando dessa cor — essa é uma característica que normalmente faz parte da personalidade de animais de pelos laranjinhas.
Quando gato mia muito, o que pode ser? Geralmente os miados são para pedir a atenção dos donos ou simplesmente para conversar, brincar e receber carinho. No entanto, também há casos em que os miados podem significar fome, dor ou algum outro incômodo.