Quando o assunto é cachorro que protege o dono, logo pensamos em raças de porte grande e aparência forte - que não são nada parecidas com um Lhasa Apso. Porém, quem vê essa criatura felpuda nem imagina que ela é cheia de valentia e proteção. Geralmente, essa raça chama a atenção pela beleza e ar de fofura. Mas não se engane! Quem tem um desses em casa já sabe muito bem que ele presta atenção em tudo e não mede esforços para proteger o que é seu. Ficou curioso? Continue a leitura e saiba mais sobre cachorros de guarda de pequeno porte.
Lhasa Apso é uma das raças de cachorro que protege o dono
O Lhasa Apso é um cão muito protetor e que ainda carrega uma personalidade forte. Não parece, mas ele é capaz de se tornar um gigante na hora de cuidar do que é seu, seja o tutor na rua ou os brinquedos em casa. Só que esse temperamento não é de hoje: o cachorro Lhasa tem uma origem de guarda que potencializou o seu instinto protetor. Apesar de alcançar somente 30 cm de altura, em 1500 ele era usado na guarda de monges tibetanos. Inclusive, esse povo o considera uma raça sagrada, acreditando até que esses cachorros podem prever terremotos e outros desastres naturais.
Mesmo sem perigos, o Lhasa Apso também é bem desconfiado e pode latir bastante contra o que ele acredita ser uma ameaça, principalmente pessoas estranhas. E é bom ter cuidado. Debaixo dessa densa pelagem, essa raça tem uma mordida de cachorro razoavelmente forte, de 238 PSI (para ter um parâmetro, o Rottweiler tem 328 PSI). Sem contar que ele é cheio de coragem. Ou seja, apesar de não ser considerado um dos cachorros para proteção, é importante estar ligado à bravura da raça.
Lhasa Apso é um cachorro protetor e cheio de personalidade
Instinto protetor não é a única característica desse baixinho. O Lhasa Apso é possessivo e pode até apresentar crises de ciúmes. Ele também não é nada submisso e muito menos é sociável com outros cães. Então, para quem é tutor de primeira viagem, o ideal é contratar um adestrador para treinamentos de adestramento positivo para amenizar comportamentos negativos, além de socialização com outras pessoas e animais. O tutor também deve ter cuidado para não estimular esse lado do Lhasa Apso.
Apesar do temperamento, o Lhasa Apso é um cachorro tranquilo e que não demanda muito gasto de energia. Passeios curtos já são o suficiente para ele. Outro ponto positivo é que essa raça também pode ser super companheira com a família, mas isso não quer dizer que ela é grudenta - traços de independência, inclusive, também fazem parte da sua personalidade. Porém, isso não é uma regra. A depender da criação, o Lhasa Apso pode amar um colo e ser bem carinhoso. Mesmo assim, ficar sozinho em casa não é um problema para ele. Mas investir em brinquedos para cachorros que ficam sozinhos ainda é necessário.
Raças de cachorro de guarda: nem todos são gigantes
O Pastor Alemão é uma referência como cão de guarda. O porte grande é um dos pontos fortes da raça. Mas isso não quer dizer que todos os grandalhões devem ser cães de guarda. O Labrador, por exemplo, só tem tamanho! E alguns pequeninos podem ser até mais eficientes que uma raça maior. Pinscher, Chihuahua, Spitz Alemão e Poodle Toy são alguns exemplos de cães que só parecem ser somente raças de cachorro dóceis e nada valentes, mas que fazem de tudo para proteger seu território.
Redação: Erika Martins
Edição: Luana Lopes