O dia das mães está chegando, e com ele surge de novo o controverso debate sobre o termo "mãe de pet”. A polêmica envolvendo o uso da expressão 'mãe' para se referir às mulheres que se consideram uma figura materna na vida do pet, seja ele cachorro ou gato, sempre surge durante essa data comemorativa. Algumas pessoas acreditam que é injusto utilizar a palavra mãe para se referir às tutoras de animais, alegando que a maternidade é muito mais complexa que essa relação.
No entanto, embora as duas “maternidades” sejam bem diferentes, é preciso admitir que o vínculo criado entre o dono e seus pets pode ser tão profundo quanto a relação com os filhos humanos. Para mostrar que mãe de pet também é mãe, o Patas da Casa vai te mostrar 5 coisas que comprovam que o vínculo criado entre tutora e seus animais é real, além de sinais de que seu cachorro ou gato te considera a mãe dele. Vem conferir!
1)Mãe de pet se preocupa com os cuidados e bem-estar do animal
Assim como as mães cuidam e protegem seus filhos humanos, a mãe de pet também assume responsabilidades em cuidar do cachorro ou gato no dia a dia. Claro que os cuidados entre eles são completamente diferentes, mas a preocupação com o bem-estar e segurança dos dois é a mesma. A mãe de pet se preocupa em passear com cachorro - ou gato - todos os dias, trocar água e colocar comida, assim como as mães de crianças assumem responsabilidades parecidas que envolvem carinho, cuidado e responsabilidade.
2) Relação afetiva entre uma mãe de pet e o animal é bastante forte
Perguntar para uma mãe de pet se ela ama mais o seu filho do que seu cachorro ou gato é muito injusto. É claro que a relação afetiva entre mãe e pet não substitui a relação entre uma mãe e o filho, mas nas duas situações, é possível sim experimentarem um vínculo maternal intenso.
Um estudo, realizado por pesquisadores japoneses e publicado na revista científica Science, revelou uma descoberta incrível em relação ao sentimento de amor por cães. Quando o tutor olha para os olhos de um cão, a resposta hormonal é exatamente a mesma que ocorre entre mães interagindo com seus bebês. Isso acontece graças à ocitocina, o “hormônio do amor”. Ele é liberado quando humanos estão perto de pessoas que gostam e explica os fortes laços na relação entre cachorro e dono.
3) Mães de pets se preocupam com o desenvolvimento saudável dos "filhos"
Assim como pais se preocupam com o desenvolvimento saudável de seus filhos, os tutores de animais de estimação também. A saúde, a alimentação, a socialização e a estimulação mental são apenas alguns dos fatores que comprovam que o sentimento materno com os pets é bem parecido com o humano. Nas duas situações, a mãe desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do filho canino ou humano, fornecendo uma alimentação de qualidade, vacinas necessárias e socializando com outras crianças e animais.
4) Em ambas as relações, é preciso muita responsabilidade
Tanto ter um filho quanto adotar gato ou cachorro são duas decisões que devem ser tomadas com muita responsabilidade. Afinal, a partir do momento que a mulher decide ser mãe, ela precisa adaptar sua rotina para dedicar tempo, energia e muito amor aos filhos - sejam eles de pets ou não.
Esse sentimento de comprometimento e responsabilidade com a vida dos animais é semelhante ao sentimento da maternidade, mas claro que tem algumas diferenças. Por exemplo, enquanto a mãe de uma criança busca por uma boa escola para matricular seu filho, a mãe de um peludo escolhe uma creche para cachorro que seja de confiança.
5) A mãe é uma figura de autoridade para o cachorro, gato e filho
Oferecer um lar amoroso e seguro para seus animais, onde eles podem se sentir amados, protegidos e parte da família, faz parte da vida de uma mãe de pet. O mesmo acontece na relação entre mãe e filho. Contudo, embora essa atmosfera de carinho e afeto seja essencial para o emocional dos animais e crianças, as mães também desempenham um papel importante como figura de autoridade na vida dos filhos. Elas estabelecem limites e regras para garantir que eles se comportem (sejam de quatro patas ou não), pensando no bem-estar e na segurança deles.
Seu gato ou cachorro te considera a mãe dele?
A todo momento falamos sobre mulheres que consideram os pets como seus filhos, mas será que na visão do pet ele considera a tutora como mãe? Não há nenhum estudo que comprove esse sentimento entre pet e humanos, mas a gente sabe que os animais de estimação sempre elegem o humano favorito da casa, e essa relação pode ser bem parecida com a maternidade. Confira quais são os sinais de que o cachorro ou gato te ”escolheu” como mãe:
Sinais de que seu gato te considera a mãe dele
- Lambidas de gato na tutora
- Dormir junto
- Amassar pãozinho no colo do tutora
- Ronrona quando recebe carinho
- Gatos caçam presas para o humano favorito
Sinais de que seu cachorro te considera a mãe dele
- Te seguir pela casa
- Lambeijos
- Fazer festinha quando o tutora chega em casa
- Levar brinquedos até a tutora
- Respeita ordens da tutora
Vale lembrar que é necessário respeitar essa relação e jamais desmerecer o sentimento de uma mãe de pet. Nos dias das mães, o que importa mesmo é celebrar a relação de amor, cumplicidade e respeito que as mamães possuem com seus filhos, sejam eles cachorros, gatos ou humanos. Por isso, o Patas da Casa deseja um feliz dia das mães de pet para quem se identifica com isso!