Sabia que existem vários gatos recordistas por aí? Algum tempo atrás, uma gata de 27 anos foi reconhecida pelo Guinness Book como o felino mais velho do mundo. Também existe o recorde de maior gato do mundo — e teve até um gato brasileiro que entrou para a disputa. Recentemente, um recorde inusitado (e bem impressionante) foi quebrado por um gato skatista e chamou a atenção do mundo. Confira os detalhes dessa história a seguir!
Gato chinês quebra recorde de gato mais rápido do mundo no skate
É comum ver vídeos de cachorros skatistas rodando pela internet, mas você sabia que também existe gato skatista? Pois é, alguns bichanos também têm a habilidade de andar de skate e a velocidade com que eles terminam um percurso pode entrar para o Guinness Book. Foi o que aconteceu com Bao Zi, um gato chinês que impressionou a todos com a sua velocidade sobre rodas.
O gatinho, de apenas um ano e oito meses, bateu o recorde de gato mais rápido do mundo em cima de um skate. Ele finalizou um percurso de 10 metros em apenas 12,85 segundos. O feito foi registrado no dia 4 de abril de 2024, e o recorde foi divulgado no dia 24 de maio. Confira o vídeo abaixo:
Em entrevista ao Guinness, o tutor Li Jiangtao revelou que o gato skatista levou pelo menos um ano para aprender a andar de skate. “Treino cães há mais de uma década e comecei a andar de skate com meu próprio cachorro para me divertir. Mas Bao Zi demonstrou grande interesse por skates, então decidi incentivar esse comportamento”, disse.
Apesar de ser um gato skatista, Bao Zi leva uma rotina caseira
De acordo com Li, o talento de Bao Zi não era tão evidente no começo. O pet, na verdade, apresentava aquele típico comportamento de gato, sempre atrás de carinho, sonecas e, claro, comida. Porém, com o tempo, começou a mostrar um lado mais aventureiro e um interesse particular por skate.
Sobre isso, o tutor comentou ao Guinness: "Bao Zi adora quando eu o levo para aventuras. Em casa, ele é uma bola de pelos preguiçosa, mas no skatepark ele é um gato diferente - confiante e ousado, atravessando multidões com facilidade".
Como é de se esperar, Bao Zi é um gato que se destaca pela inteligência (e não só sobre rodas!). Ainda durante a entrevista, Li disse que o gato skatista já aprendeu uma série de truques como sentar, pular, rolar, apertar campainhas, fingir de morto e muito mais. Tamanha a inteligência do pet, Li começou a se interessar pelo treinamento de gatos e já ensinou 13 gatos a usar o banheiro com descarga.
Adestrar gatos é possível, e o ‘gato skatista’ é a prova disso
O adestramento de gatos não é uma prática exatamente comum, mas é totalmente possível com as técnicas certas. Em primeiro lugar, é importante ter em mente que o processo de aprendizado dos felinos é diferente do dos cães. Os gatos precisam de treinamentos mais dinâmicos e de curta duração para se manterem interessados.
Se você quer tentar ensinar seu felino a dar a pata e sentar, por exemplo, o ideal é ter sessões de adestramento de aproximadamente 5 minutos por dia para ir ensinando o pet de pouquinho em pouquinho todos os dias. Também é possível fazer até o gato aprender a usar botões de comando. Tudo é uma questão de paciência, persistência e de saber como adestrar gatos!