Já se perguntou qual o gato mais velho do mundo? Esse é um título que pode mudar de tempos em tempos, e o Guinness Book geralmente leva em consideração pets que ainda estão vivos para determinar o recorde. Recentemente, o Livro dos Recordes ganhou um novo recordista de gato mais velho do mundo - que, na verdade, é uma gatinha de aproximadamente 27 anos com padrão de cor de gato escaminha. Confira abaixo mais informações sobre o gato mais velho do mundo e se surpreenda!
Qual é o gato mais velho do mundo?
O título de gato mais velho do mundo agora é da gata Flossie, moradora do Reino Unido. Ela está prestes a completar 27 anos, e bateu o recorde no dia 24 de novembro de 2022 enquanto ainda tinha 26 anos e 316 dias de vida. Essa idade de gato seria equivalente a 120 anos humanos, para se ter uma ideia.
Fossie era um gato de rua que nasceu em 1995 e foi adotado pela primeira vez no mesmo ano. No entanto, seus primeiros tutores faleceram por volta de 2005, e desde então ela passou por diferentes lares. O último tutor a entregou aos cuidados da Cats Protection, uma instituição britânica famosa por cuidar de gatos, em agosto de 2022. Ao checar os registros históricos do animal, a instituição percebeu que Flossie tinha quase 27 anos.
Uma nova adoção na velhice
Apesar do futuro incerto, a gatinha recordista foi capaz de encontrar uma nova casa e agora vive com a tutora Vicki Green, assistente executiva experiente em cuidar de gatos idosos. A maioria das pessoas não gosta de adotar gatinhos mais velhos, mas felizmente Flossie conseguiu esse feito: "Nossa nova vida juntas já parece um lar para Flossie, o que me deixa muito feliz. Eu sabia desde o início que era um gato especial, mas não imaginava que dividiria minha casa com um recordista mundial", contou Vicki em uma entrevista ao Guinness Book.
O gato mais velho do mundo tem uma história muito interessante e cheia de reviravoltas. Para ficar por dentro de tudo, assista aqui o vídeo divulgado pelo Guinness Book .
Idade do gato mais velho do mundo que já existiu supera a Flossie em uma década
Mesmo que Flossie seja considerada hoje o gato mais velho do mundo, o Guinness Book já registrou um gato com idade ainda mais avançada do que a nova recordista. O nome do gato era Crème Puff e ela foi uma gata sem raça definida (famosa vira-lata) que viveu de 3 de agosto de 1967 até 6 de agosto de 2005. O tempo de vida total da bichana foi de 38 anos e três dias, sendo mais de uma década mais velha do que a Flossie.
Crème Puff, o gato mais velho do mundo que já existiu, morava no Texas, Estados Unidos, com seu dono Jake Perry. Curiosamente, o tutor também teve um outro gatinho com longevidade parecida, chamado Grandpa Rex Allen. O bichano, que era da raça Devon Rex, viveu até os 34 anos.
Redação: Juliana Melo
Edição: Luana Lopes