A máquina de tosar cachorro é uma das ferramentas mais utilizadas na hora de aparar a pelagem do seu pet. Existem diversos tipos de tosa, como a tosa higiênica, tosa bebê ou tosa com tesoura. Porém, a máquina para tosar cachorro tem praticidade, rapidez e ainda pode ter lâminas variadas de acordo com o pelo de cada cão. Por isso, muitos tutores pensam em investir em uma máquina de tosar cachorro e realizar o processo ele mesmo, sem precisar levar sempre ao pet shop. Mas será que vale mesmo a pena comprar máquina de cortar pelo de cachorro? O Patas da Casa te explica quais são as vantagens e desvantagens do produto para que você entenda se ela é ou não necessária no seu caso.
A máquina de tosar cachorro economiza as idas ao pet shop de cães que precisam ser tosados com frequência
Ter uma máquina de tosar cachorro pode ser uma mão na roda para quem tem pets que necessitam ser tosados com frequência. Geralmente, raças de cachorro de pelo longo ou aqueles com grande quantidade de pelos volumosos precisam ser tosadas ao menos uma vez por mês para evitar o aparecimento de nós. Além disso, uma grande quantidade de pelos pode se tornar o local perfeito para a presença de pulgas e carrapatos. Algumas raças que necessitam de tosa frequente são Poodle, Shih Tzu, Yorkshire, Lhasa Apso, entre outras. Para quem é mãe ou pai desses pets, comprar uma máquina para tosar cachorro pode ser vantajoso, pois vai economizar a ida ao pet shop todo mês. A máquina de tosar cachorro pode ter um preço mais elevado (no mínimo R$100), mas você gastará apenas uma vez e depois não terá mais o gasto mensal da tosa em pet shop.
Ter uma máquina para tosar cachorro não é muito vantajoso caso seu pet não precise de tosa regularmente
Comprar uma máquina de cortar pelo de cachorro quando se tem cachorros de pelo curto ou que não precisam de tosa frequente (Golden Retriever, Pastor Alemão, Bulldog Francês, por exemplo) não é um bom investimento. Você não precisará usar máquina para tosar cães com tanta frequência, então seu gasto com o produto não vai ser menor que o que você gastará nas idas ao pet shop. Além disso, por ter menos pelos, o cuidado ao tosar deve ser maior. Ao usar errado a máquina de tosa, cachorro pode acabar tendo a pele machucada com facilidade, já que fica mais exposta.
A máquina de cortar pelo de cachorro pode ser uma boa opção para cães com pelos que crescem rápido
Alguns cãezinhos têm pelos que crescem muito rapidamente. Você acabou de tosar e alguns dias depois você já consegue ver os fios longos novamente. Nesse caso, a máquina de tosar cachorro pode ser bem vantajosa. Deixar os fios em excesso é ruim para o animal, mas levá-lo para tosar toda vez que ele crescer no pet shop pode gerar um gasto excessivo. Por isso, a máquina de tosar cachorro é um bom investimento. Assim como no caso dos cães que precisam de tosa frequente por ter pelos longos e/ou volumosos, quem tem cão com pelos que crescem com rapidez vai se beneficiar muito com a máquina de tosar cachorro.
Para ter uma máquina de tosar cachorro profissional, você precisa saber como usar corretamente
Usar a máquina de tosar cachorro profissional não é uma tarefa que qualquer um consegue fazer. Cada raça precisa de tosa específica. Além disso, todo tipo de pelo requer uma lâmina especial que deve ser colocada na máquina de tosar cachorro. Caso você não tenha habilidade com a máquina de cortar pelo de cachorro, pode cortar demais, deixando a pele do cão exposta. Isso pode levar ao desenvolvimento de alergias e outros problemas de pele. O pelo do cachorro tem função de isolante térmico, o que significa que se cortar demais o animal também perde essa proteção.
Além disso, não pense que você sabe usar a máquina de cortar pelo de cachorro porque sabe usar a versão para humanos: são produtos diferentes, com lâminas e maneiras de usar distintas. Portanto, se você não tem experiência, é melhor deixar o uso da máquina de tosa cachorro para um profissional qualificado em pets. Mas, se tiver vontade de aprender, converse com um profissional em tosa para pedir dicas importantes e o tipo de tosa para o seu pet.
É preciso escolher o modelo certo de máquina para tosar cachorro
Se no seu caso a máquina para tosar cães é vantajosa, é importante se atentar na hora de escolher o modelo ideal. Antes de tudo, você deve usar uma lâmina adaptada para o tipo de pelo do seu pet. Lembre-se também que a audição canina é bem sensível a barulhos. Portanto, a máquina para tosar cachorro que faz muito barulho deve ser evitada. O som alto pode deixar o cãozinho estressado e agitado, o que dificulta demais a tosa do cachorro. Além disso, existem modelos que podem ser usados na tomada ou com bateria recarregável. As duas são ótimas opções de máquina de tosa. Cachorros que ficam muito agitados, porém, pode se beneficiar mais com o modelo de bateria, já que evita que o pet mexa demais no fio e acabe se enroscando ou tirando da tomada. Por fim, mantenha sempre as lâminas bem limpas para evitar infecções.
Redação: Maria Luísa Pimenta