O Mastim Tibetano é um pet que desperta muita curiosidade, mas o fato de ser a raça de cachorro mais cara do mundo não é o único dado interessante sobre ele. Na verdade, esse cão que mais parece um leão é protagonista de algumas histórias hilárias. Já aconteceu, por exemplo, de uma família chinesa criar um filhote de Urso-negro-asiático pensando que se tratava de um Tibetan Mastiff. Eles só identificaram o erro dois anos após a adoção, quando o animal passou a se locomover apenas com as patas traseiras. Já imaginou o susto?
O Patas da Casa preparou um infográfico com as principais curiosidades da raça de cachorro Mastim Tibetano: descubra o preço de um filhote, qual o tamanho desse cachorro gigante e outros detalhes que fazem deste um cachorro raro e muito especial.
Mastim Tibetano: preço é um dos mais caros entre as raças de cachorro
Quando se trata do Mastim Tibetano, valor de um filhote de cachorro pode ultrapassar milhões de reais. Pois é! Além de ser uma raça difícil de encontrar, o Mastim Tibetano não é vendido por menos de R$ 1,5 milhão, podendo ser encontrado por até R$ 2,5 milhões. Vale lembrar que o investimento em um cachorro Mastim Tibetano vai além da compra do animal: considere também o valor gasto em visitas periódicas ao veterinário, em medicamentos anti pulgas (que serão os mais caros, já que se trata de um animal grande) e, claro, na alimentação de um cachorro gigante: essa raça pode comer 1kg de ração por dia!
Cachorro Mastim Tibetano impressiona também pelo tamanho
Dizer que o Mastim Tibetano é gigante não é nenhum exagero! Quando adulto, o cachorro pode chegar a medir cerca de 80 centímetros de altura - das patas ao ombro - e seu peso normalmente fica na casa dos 70 kg, podendo chegar a 100kg! Além disso, a raça de cachorro Mastim Tibetano também é bastante peluda, o que deixa o cão visivelmente ainda maior. São duas camadas de pelos: uma mais grossa e longa - que compõe uma espécie de “juba” ao redor da cabeça desse cão -, e um subpelo mais fino, que ajuda a aquecer esse cachorro originário de regiões de frio extremo. O Mastim Tibetano parece um leão, só que mais fofo!
Mastim Tibetano filhote demora a chegar na idade adulta; fêmea tem um cio por ano
Você sabia que nem todos os cães deixam de ser filhotes com a mesma idade? No caso do cachorro Mastim Tibetano macho, a fase adulta chega por volta dos 4 anos. Já as fêmeas da raça Tibetan Mastiff demoram um pouco menos: entre 2 e 3 anos. Um Labrador, por exemplo, se torna adulto com aproximadamente 1 ano, podendo crescer até completar 2.
Por falar nas fêmeas de Mastiff Tibetano, existe um detalhe fascinante em seu ciclo reprodutivo: as cachorras dessa raça entram no cio apenas uma vez por ano, diferente de outras fêmeas, que podem ter duas ninhadas nesse período. O cio da cadela Tibetan Mastiff acontece sempre no outono, para que os filhotes nasçam no inverno.
A razão para esse intervalo mais longo é simplesmente fascinante: a reprodução do Mastiff Tibetano respeita fatores ambientais que mostram que a estação mais fria se aproxima: nessa época, os filhotinhos estarão aquecidos com a mãe. Quando a primavera chegar, eles já terão aprendido a andar. Esse timing era especialmente importante quando esse cachorro vivia na natureza, acompanhando tribos nômades em locais gelados do Tibete.
Raça de cachorro Mastim Tibetano é rara de ser encontrada
Por todos esses motivos, é raríssimo ver um exemplar da raça Mastim Tibetano passeando por aí. Mas se você tiver essa sorte, acredite: será um dos cachorros mais belos que você já viu na vida! Seus pelos são muito macios e sedosos: qualquer vento ou até mesmo a própria movimentação do cachorro - que adora correr e pular - fazem com que eles balancem de uma forma linda de se observar. Apesar do tamanho, esse cachorro de porte grande tem uma expressão muito calma e simpática, assim como sua personalidade.
Redação e Edição: Mariana Fernandes