Encontrar o cachorro engasgado com alguma coisa é uma cena que deixa qualquer tutor desesperado. Afinal, essa é uma situação que pode ser bem perigosa para o pet, e é perceptível como os peludos ficam angustiados e incomodados com o objeto preso em sua garganta. Infelizmente, casos de engasgo são muito comuns e acabam acontecendo com uma frequência maior do que deveria, inclusive no Natal.
Com a chegada do final do ano e do clima natalino, é tradição decorar toda a casa com itens clássicos dessa época. A árvore de Natal é um acessório que não pode faltar na casa de muita gente, mas o que a grande maioria dos tutores não se atentam é que os enfeites também podem provocar engasgos e danos para a saúde do animal. Por essa razão, é importante que tutores saibam como montar uma árvore segura. Confira algumas dicas do que fazer ao encontrar um cachorro engasgado e como prevenir acidentes envolvendo árvores de Natal.
Por que os cachorros acham a árvore de Natal atraente?
A temporada do Natal é um momento de felicidade, união e festividades para as famílias. O clima natalino toma conta de todo mundo e a casa da grande maioria das pessoas se transforma completamente com enfeites e decorações temáticas dessa época.
No entanto, por alguma razão, alguns animais de estimação se sentem completamente atraídos pelas árvores e enfeites que decoram a casa. A relação entre o gato e a árvore de natal, por exemplo, é uma combinação que quase sempre dá problema, já que eles adoram xeretar esse acessório. Mas essa não é uma exclusividade felina, já que alguns cães também são obcecados pelas árvores de Natal.
Isso acontece por um motivo bem simples: geralmente, as árvores de Natal são decoradas com enfeites que chamam a atenção dos pets, como luzes brilhantes que piscam, bolinhas, bonecos e até fitas decorativas. Além disso, a árvore de Natal é um acessório que só é montado no final do ano, então, de certa forma, é uma novidade para o animal. Como os cachorros são criaturas naturalmente curiosas, eles se interessam por esse acessório novo incluído na casa e os enfeites que o compõem.
No entanto, apesar da árvore de Natal ser um acessório encantador, ela pode representar alguns perigos para a saúde do cachorro. Isso porque os cães adoram mastigar aquilo que não devem, e os enfeites natalinos não escapam dessa. Eles podem se interessar pelas luzinhas chamativas, as bolinhas coloridas e a própria árvore, a ponto de decidirem mastigá-las. Essa situação pode ser um perigo, pois esses itens podem deixar o cachorro engasgado, causando desmaio, asfixia e até a morte do pet.
Como identificar um cachorro engasgado?
Encontrar o cachorro engasgado é um caso que nenhum tutor deseja vivenciar, seja perto do Natal ou em qualquer outra época do ano. Essa é uma situação super arriscada, pois o objeto ingerido fica parado na traqueia do pet, obstruindo a passagem de ar e dificultando a respiração do peludo. Nessa hora, é fundamental que o tutor tome medidas o mais rápido possível para desengasgar o animal, já que essa situação pode ser fatal para ele.
O problema é que muitos tutores confundem os sintomas de um cachorro engasgado com o de um espirro reverso ou tosse. Para te ajudar a diferenciar essas situações, veja como identificar um cachorro engasgado:
- Cachorro em agonia evidente
- Cachorro tossindo
- Movimentação das patas em direção a boca
- Dificuldade respiratória
- Salivação excessiva
- Tentativa de vômitos
- Língua roxa
Em casos mais graves, quando o objeto bloqueia quase que completamente a traqueia do animal, a asfixia pode levar a desmaios e até ao óbito. Por isso, é fundamental que os tutores tomem medidas para ajudar o cachorro engasgado o mais rápido possível.
Como ajudar um cachorro engasgado com um enfeite natalino?
Aprender a desengasgar um cachorro é algo que todo tutor precisa saber, já que muitas vezes não é possível aguardar o atendimento de um médico veterinário.
Você até pode achar que ajudar um cachorro engasgado é algo complexo, que envolve muita técnica e experiência, mas isso pode ser mais simples do que parece. E como todo segundo é fundamental para salvar a vida do peludo, é fundamental que os tutores estejam cientes de como fazer isso.
Por isso, veja esse passo a passo e aprenda como desengasgar cachorro em uma emergência:
- É fundamental que ter calma para conseguir ajudar o cachorro engasgado.
- Inspecione a garganta do cachorro para verificar o que está provocando o engasgo.
- Se o objeto estiver visível e de fácil acesso, você pode tentar removê-lo. Você deve abrir a boca do animal com uma das mãos e retirar o item com uma pinça.
- Se isso não for possível, é hora de tentar a Manobra de Heimlich.
- Para realizá-la, você deve segurar o cachorro engasgado de costas para você e cruzar as mãos em volta do cão, como se estivesse abraçando ele.
- Coloque os punhos abaixo da caixa torácica do animal, pressionando o abdômen para cima. Faça isso três vezes para ajudar a expulsar o objeto que está preso na garganta do animal.
- É importante não aplicar muita força, especialmente em cães menores, pois isso pode acabar machucando.
- Se o cachorro engasgado não expelir o objeto com essa prática, leve-o imediatamente ao veterinário para que ele receba a ajuda necessária.
Vale dizer que ainda que você tenha conseguido retirar o objeto, é importante levar o cãozinho ao veterinário de toda forma. Ele vai realizar exames para checar se está tudo bem internamente no corpo do cachorro e se não houve nenhuma lesão ou perfuração perigosa.
Dicas para prevenir um cachorro engasgado no Natal
Ninguém quer ver o cachorro engasgado com algum enfeite, e como as árvores de Natal são um espetáculo à parte para os pets, é importante saber como torná-las menos atrativas para eles. Afinal, é sempre melhor prevenir do que remediar, né?!
Confira algumas dicas para evitar um cachorro engasgado com árvores de Natal:
- Mantenha a árvore fora do alcance do cão. Você pode usar um portão para cachorro para evitar que o cão tenha acesso ao cômodo onde a árvore está ou barreiras para proteger o acessório.
- Certifique-se de que a árvore de Natal esteja bem presa ao chão para evitar que ela caia e fique mais acessível para o animal. Você pode utilizar uma base de apoio pesada ou escolher árvores menores para colocar sobre móveis que o pet não tenha acesso.
- Não escolha enfeites de vidro ou plástico, pois eles chamam mais a atenção do pet e a ingestão deles é mais arriscada, já que podem provocar lesões e feridas internas no animal. Opte por enfeites de feltro.
- Jamais coloque enfeites comestíveis de chocolate na árvore, pois o chocolate para cachorro é tóxico e pode ser fatal para o animal.
- Invista no adestramento de cães para ensinar o peludo a ficar longe da árvore.
- Nunca deixe o cachorro sozinho no mesmo cômodo que a árvore de Natal.
Seguindo essas dicas, é bem provável que você não tenha nenhum susto durante as festas de fim envolvendo um cachorro engasgado.