A tela de proteção para cachorro é muito utilizada em apartamentos para evitar acidentes perigosos. No entanto, em alguns casos, nem ela é o suficiente para lidar com a curiosidade e astúcia canina. Recentemente, um cão da raça Border Collie foi parar na sacada estreita de um prédio após roer a tela de proteção do apartamento em que morava e pular a janela. Felizmente, os bombeiros conseguiram resgatar o cachorro e devolvê-lo em segurança para as tutoras, mas esse acontecimento com certeza acendeu um alerta. Veja algumas dicas para evitar acidentes com a tela de proteção para janelas:
Dica 1: Coloque um “repelente” na tela de proteção
Existem alguns produtos no pet shop que desencorajam o comportamento canino destrutivo. Eles funcionam como se fossem um “repelente” para cachorro, mas ele deve ser aplicado no local em que o pet não deve se aproximar. No caso da tela de proteção para janela, espirre o produto até a altura que o pet alcance e veja se o comportamento do cão melhora. Esse produto repele os animais pelo cheiro e também ajuda o cachorro a parar de roer móveis.
Dica 2: Adestramento é a melhor forma de evitar que o cachorro destrua a tela de proteção
A melhor forma de ensinar o que é certo ou errado para o animal é a partir do adestramento de cães. Um profissional capacitado para lidar com diferentes tipos de temperamento utiliza uma variedade de técnicas para reeducar comportamentos indesejados, como o de destruir a tela de proteção para pet. Para ajudar no processo, é provável que o adestrador utilize petiscos para cachorro para recompensá-lo pelo bom comportamento.
Dica 3: Impeça que o cachorro chegue perto da janela
Se você não sente segurança em deixar cachorro sozinho em casa porque tem medo dele roer a tela de proteção, você pode deixar a janela fechada temporariamente, até solucionar esse problema. Você pode mandar fazer uma espécie de “tampa” para tapar a janela e impedir que ele tenha contato com a rede.
Outra dica é impedir que o cachorro acesse as janelas, seja colocando barreiras ou afastando os móveis em que ele possa subir. Se você tem um filhote de cachorro que ainda não foi adestrado, a dica é restringir o acesso do doguinho a todos os cômodos usando um portãozinho ou outra barreira para que ele acesse janelas.
Dica 4: Aplique cheiros que cachorro não gosta na tela de proteção
Para manter o cão longe das telas de proteção, você pode aplicar um cheiro que cachorro não gosta nos fios. Geralmente, os cachorros não gostam muito de cheiros cítricos, então passar vinagre e limão na rede pode desagradar o animal e servir como um repelente natural.
Dica 5: Direcione o comportamento destrutivo do animal
Na maioria das vezes, o comportamento destrutivo está associado ao tédio e estresse no animal. É por isso que um cachorro estressado tem o hábito de destruir objetos, como a rede de proteção. Para direcionar esse comportamento perigoso do peludo, você pode investir no enriquecimento ambiental para cães. Esse processo consiste em transformar o ambiente em que o pet vive em um local mais atrativo e estimulante para ele, evitando esses comportamentos que resultam em destruição.