Todo humano que já quebrou o dente sabe como é incômodo e dolorido passar por essa situação. Acredite: com certeza, podemos esperar a mesma sensação quando nos deparamos com um dente de cachorro quebrado. E como ver nossos animais sofrendo não é nada fácil, é importante saber exatamente o que fazer. O Patas da Casa separou algumas dicas para te ajudar nesse momento!
Dente de cachorro quebrado: fique de olho no comportamento do seu pet
Como os cachorros não podem falar, eles expressam desconforto por meio do comportamento, então sempre fique atento se o seu pet demonstrar estar mais retraído, pois provavelmente ele está sentindo dor. Outro sintoma muito comum entre cachorros com dente quebrado é o sangramento, que não necessariamente vai ser excessivo, mas pode ser percebido com alguns vestígios deixados pela casa.
Normalmente, o pet com dente quebrado sente muita dificuldade de mastigar devido a dor e inchaço na região do focinho, então é normal notar a perda de apetite do animal. Se seu cachorro não quer comer, esse pode ser mais um indício de que algo não está certo com a saúde bucal dele.
O dente canino quebrado causa dor devido a exposição da raiz. Além disso, a fratura dentária que não é tratada corretamente pode infeccionar e evoluir para um quadro mais grave. O cachorro corre o risco ainda das bactérias entrarem em contato com a corrente sanguínea do animal, levando à contaminação dos órgãos e até óbito. Por isso nunca subestime os problemas bucais e esteja sempre atento a qualquer alteração no comportamento do cãozinho.
Atenção redobrada com os dentinhos de cachorros destruidores
Se o seu cachorro destrói tudo que vê pela frente, você deve redobrar sua atenção. Isso porque esses animais são os mais propícios a fraturar o dente, já que estão sempre comendo ou roendo qualquer besteira espalhada pela casa.
Nesse caso, algumas mudanças na rotina do animal podem evitar que acidentes como esse aconteçam, como passear com o cachorro mais vezes para evitar o tédio e escolher acessórios para cachorros destruidores, ou seja, brinquedos mais resistentes. O importante é tentar evitar ao máximo que esse animal tente destruir objetos perigosos, investindo em brinquedos seguros e o estimulando a gastar energia.
Filhotes e cães sênior correm mais risco de quebrar um dente
A troca de dentes do cachorro filhote é um processo delicado que ocorre no primeiro ano de vida do animal. Por isso, é preciso ficar de olho para diferenciar uma simples queda de dente de leite da fratura dentária. Se for identificado uma quebra, os pequeninos estão sujeitos aos mesmos riscos. Então mesmo que seja filhote, é preciso levá-lo ao veterinário para que o quadro não se agrave e provoque alguma infecção.
Agora, se seu pet for velhinho, tenha em mente que cachorros idosos são mais suscetíveis a quebrar o dente por serem mais fracos naturalmente. Ainda há casos em que os cães sênior já convivem com doenças bucais, como o tártaro e a gengivite, condição que enfraquece ainda mais a estrutura dentária.
O indicado é manter desde cedo uma rotina de cuidados, escovando os dentes do cachorro para evitar o acúmulo de placas bacterianas e, consequentemente, doenças bucais. Então é importante saber como escovar os dentes dos cachorros corretamente e aproveitar esse momento para conferir se está tudo bem com a boca do seu pet.
Meu cachorro quebrou o dente, o que devo fazer?
Se o seu animalzinho apresentou algum dos sintomas citados acima e ficou constatado um dente canino quebrado, o recomendado é levá-lo ao veterinário especializado em odontologia para realizar os exames que possam ser necessários, como o raio x, para que ele receba o tratamento adequado.
Normalmente, o tratamento indicado pelo veterinário consiste na extração do dente quebrado, mas isso vai variar de acordo com a situação de cada pet. Em alguns casos, pode ser necessário realizar uma cirurgia de restauração dentária, que consiste na recuperação da coroa do dente, ou um tratamento de canal, semelhante ao realizado em humanos.