Quando se trata da alimentação do cachorro, normalmente a situação que mais aflige os tutores é quando o animal não quer comer ração. Contudo, é importante ter muita atenção se o comportamento do seu amigo for o contrário disso, porque às vezes o cachorro comendo muito é um sinal de compulsão alimentar - o que pode trazer prejuízos para a saúde do pet a longo prazo. Para entender melhor como identificar esse tipo de compulsão e as melhores maneiras de lidar com um cachorro desesperado para comer, nós conversamos com a médica veterinária Natalia Seoane, da rede Vet Popular. Veja só o que ela explicou!
Meu cachorro tem muita fome, será que pode ser compulsão alimentar?
A resposta é sim. Segundo a especialista, os cães também podem sofrer com a compulsão alimentar, ou seja, o consumo de alimentos sólidos em uma quantidade muito maior do que eles realmente necessitam. Esse tipo de distúrbio leva o nome de polifagia, que é basicamente quando o cachorro tem um apetite insaciável, sempre come tudo rapidamente e ainda fica pedindo mais comida o tempo inteiro.
“A compulsão alimentar ou polifagia é bem comum e pode estar associada às doenças hormonais (como diabetes, por exemplo), alterações comportamentais - como ansiedade, estresse, depressão e tédio -, verminoses e síndrome da má absorção”, revela Natalia. Por isso, os perceber o seu cachorro desesperado para comer o tempo todo é bom ligar o sinal de alerta, porque pode ser um indicativo de polifagia.
Como saber se o cachorro está com fome ou se é compulsão alimentar?
Os cães são naturalmente gulosos e não dispensam uma boa comidinha, mesmo que eles já tenham sido devidamente alimentados. O problema é que muitas vezes esse tipo de comportamento é confundido com uma compulsão alimentar, que nem sempre é o caso. Na verdade, desde que o tutor siga as recomendações e ofereça uma quantidade de ração de acordo com a idade e o porte do animal, ele dificilmente vai ficar com fome durante o dia.
Por isso, é importante ter em mente que o cachorro comendo muito não é o único sinal da polifagia. “O animal com a compulsão alimentar quer chamar a atenção do tutor sempre. É competitivo e, normalmente, é o animal dominante da casa. Comem bem rápido, querem os brinquedos só para eles e pedem atenção o tempo todo. Trata-se de um traço de personalidade”, esclarece a médica. Como esse tipo de comportamento geralmente traz problemas para a saúde do cachorro, é necessário ficar atento a qualquer alteração para buscar a ajuda de um veterinário.
Saiba como lidar com um cachorro desesperado para comer
“A melhor maneira de ajudar é observando tudo o que o animal come durante o dia. O veterinário especializado, o nutrólogo, deverá reduzir a quantidade ofertada de acordo com a necessidade diária que o pet precisa e dividi-la em pequenas porções diárias”, indica a médica. Em alguns casos, a ração light também pode ser recomendada, e, além disso, o tutor não deve oferecer nenhum tipo de comida caseira sem a orientação de um profissional. Outras formas de ajudar o seu amigo, segundo Natalia, são fazer passeios regulares com o cachorro e, se houver outro pet em casa, estabelecer horários de refeição diferentes para cada animal. “Florais também podem sem usados para complementarem a terapia”, indica a veterinária.
Não dispense a ajuda de um profissional para cuidar do cachorro com compulsão alimentar
Existem vários motivos que podem deixar o cachorro desesperado para comer. A possibilidade de doenças ou problemas com vermes não podem ser ignorados. “A melhor forma de tratamento é sempre levar o animal ao veterinário para administrar o uso correto de medicamentos - como vermífugos -, com a dosagem correta e indicar o manejo ambiental”, explica Natalia. Então, caso as medidas anteriores não deem um bom resultado, é necessário investigar melhor o que está causando a polifagia no cachorro.
Redação: Juliana Melo