O comportamento do gato é cheio de particularidades e hábitos curiosos. Além do fascínio por caixas de papelão, muitos bichanos compartilham um interesse bem intrigante: pés. É isso mesmo, existem gatos que são completamente obcecados por pés (sejam dos próprios donos ou de terceiros).
Mas você já parou para se perguntar por que isso acontece? O que será que tem de tão chamativo nos pés das pessoas para chamar a atenção dos felinos? Ou por que o gato morde pé do dono? Para desvendar esse mistério, o Patas da Casa foi atrás de respostas. Veja o que descobrimos!
Gatos gostam de pés por causa do cheirinho
Uma das principais teorias que explicam porque um gato gosta tanto dos pés humanos tem a ver com o olfato felino. As pessoas secretam substâncias que funcionam como feromônios em várias partes do corpo — e os pés são uma das regiões que têm maior concentração disso, chamando a atenção destes animais.
Embora pareça nojento, os bichanos tendem a gostar do cheiro que fica no pé dos humanos. Além de ser um aroma naturalmente interessante para eles, os gatos ainda conseguem colher várias informações sobre os seus donos cheirando seus pés. O animal é capaz de identificar onde você esteve, com quem esteve e muito mais.
O movimento dos dedos dos pés entretém os bichanos
O instinto caçador dos gatos prevalece até os dias de hoje, mesmo com tantos anos de domesticação. Isso significa que esses bichinhos se sentem instigados por tudo que se movimenta e que pareça uma ‘presa’ para eles.
É aqui que os pés surgem como sinônimo de diversão. Os dedinhos dos pés, quando se movimentam, acabam despertando o interesse do gato. Não quer dizer que ele vai enxergar o dedo como um ‘inimigo’, mas isso pode render uma ótima brincadeira para o pet. Esse também é um possível motivo porque o gato morde o pé do dono (mas não costuma ser forte).
Alguns gatos gostam da temperatura quentinha dos pés dos donos
Pode ser que o gato busque ficar perto dos pés humanos por causa da temperatura corporal desta região. Geralmente, os felinos buscam lugares quentinhos para se aninhar na hora de descansar. Como os pés emitem calor, alguns gatos acabam gostando de deitar perto do pé do dono. Nesses casos, é comum ver o animal bem relaxado e sem tentar ‘atacar’ os seus pés.
Às vezes o gato só quer pedir carinho e atenção
Engana-se quem pensa que não existe gato carinhoso. O que acontece é que esses animais têm um jeitinho peculiar de demonstrar afeto. Ao contrário dos cães, que são mais expressivos, os bichanos costumam ser mais sutis e podem lamber ou até morder os pés dos donos para expressar o amor de gato.
Por isso, não se espante se seu gato for obcecado pelo seu pé. É bem provável que essa seja só uma forma de ele mostrar toda a sua afeição por você e de pedir um pouco de atenção e carinho. Então agradeça se seu gato não sai do seu pé (no sentido figurado e literal!).
Também pode ser que o gato esteja marcando o território dele
Não é só com o xixi de gato que os gatos marcam presença nos lugares. Na realidade, uma atitude típica de um gato marcando território é o hábito de se esfregar no tutor, inclusive nos seus pés (que é a região que tem a altura mais próxima do pet).
Se assim que você chega em casa e tira os sapatos, seu gatinho já corre para se esfregar no seu pé ou deitar em cima dos calçados, é provável que isso tenha relação com a marcação de território dele. Ele quer deixar o seu cheirinho em você e nas suas coisas, deixando o ambiente mais confortável e seguro para ele mesmo.