Como saber se o gato gosta de você? Todo mundo sabe que os felinos têm um comportamento naturalmente mais reservado e até um pouco distante. Mas não se engane: o amor de gato existe e está nos detalhes. O problema é que, embora alguns bichanos sejam carinhosos e cheios de afeto, às vezes pode surgir aquele pensamento de que “meu gato não gosta de mim”. Então como saber se isso tem um fundo de verdade ou não? O infográfico abaixo te mostra 8 sinais que um gato não gosta de você.
Entenda os sinais que o gato não gosta de você
É bem provável que você já tenha se perguntado o que seu gato quer dizer com alguns comportamentos, principalmente quando isso envolve gostar ou não de você. Os sinais muitas vezes são claros, e geralmente são justificados por uma falta de afinidade. Isso pode ser reversível e não significa que o seu gatinho não te ama, ele só precisa de mais tempo para se acostumar com tudo (especialmente se ele for recém-adotado). Veja alguns sinais que o gato não gosta de você:
Ele não faz questão de ficar perto - Se acontece algo do tipo “meu gato não quer ficar perto de mim”, e sempre que você se aproxima, o seu gatinho vai embora, é porque ele não é muito seu fã.
Gato se esconde a maior parte do tempo - É um fato que o gato gosta de se esconder, mas quando o animal passa o dia inteiro escondido é porque ele provavelmente ainda não se sente seguro e confortável ali (e pode ser que ele não goste muito de você também).
Você recebe mordidas e arranhões quando tenta se aproximar - A mordida de gato às vezes pode ser sinal de afeto, mas quando ela vem acompanhada de arranhões e acontece frequentemente não é um bom sinal.
Falta de contato visual - Os gatos usam o olhar como forma de comunicação. Quando um bichano gosta de alguém, ele costuma olhar nos olhos dessa pessoa. Já se ele evita esse contato visual, pode ser que tenha algo de errado.
Gato faz xixi no lugar errado o tempo todo - Há muitas razões para o gato fazer xixi no lugar errado. Mas se está tudo certo com a caixa de areia e a saúde do pet, mas o gato insiste em fazer xixi onde não deve (às vezes até nas coisas do tutor) é porque existe um desafeto.
A postura corporal dele sempre está na defensiva - A linguagem corporal felina pode dizer muito sobre o que eles sentem. Por isso, se encontrar um gato com orelha para trás, corpo arqueado, rabo ereto e pelos eriçados, fique em alerta! Ele não gosta muito de você.
Grunhidos e rosnados são frequentes - Se sempre que você tenta se aproximar do animal, ele (além de morder e arranhar) também grunhe e rosna para te afastar, é um mau sinal. Significa que ele não confia e nem quer estar perto de você.
Tudo isso só acontece com você - Para ter certeza de que “meu gato não gosta de mim”, o maior problema se torna quando o comportamento do animal só muda quando você está por perto. Ou seja, ele é amigável e tranquilo com todos, mas adquire uma outra versão quando vocês estão juntos.
Meu gato não gosta de mim: como mudar isso?
Existem muitos sinais que o gato não gosta de você, mas felizmente isso é reversível na maioria das vezes. O primeiro passo é respeitar o espaço do bichano. Muita gente pensa que os gatos são esnobes, mas a verdade é que eles só prezam pelo espaço e privacidade deles - então é bom respeitar. Não seja invasivo, nem tente se aproximar do gato em um momento onde ele claramente quer ficar sozinho, ou então ele simplesmente não te dará a menor confiança.
Os felinos podem demorar um pouco para confiar nas pessoas, principalmente se estiverem em um ambiente novo. Por isso, paciência é uma das palavras-chaves para criar laços com o animal recém-chegado. Outras dicas infalíveis de como fazer um gato gostar de você são: brincar bastante com o pet, apostar no enriquecimento ambiental e gatificação da casa e usar alguns petiscos ao seu favor.
Os petiscos para gatos fazem muito sucesso e com certeza o bichano vai ficar bem feliz de receber alguns agrados durante as brincadeiras. Essa, inclusive, é uma maneira de conquistar o animal e deixá-lo mais à vontade perto de você. Outra dica é evitar o contato com regiões incômodas para o pet, como o rabo e a barriga. Saber onde fazer carinho no gato é muito importante!
Redação: Juliana Melo