A miíase em cachorro, conhecida popularmente como bicheira ou berne em cachorro, é uma infestação parasitária causada pela presença de larvas de moscas na ferida do animal. A bicheira em cachorro é mais comum do que parece, especialmente em zonas rurais e em cachorros de rua. Provocada especialmente pelas larvas de moscas varejeiras, esses parasitas se alimentam do tecido do animal, causando extremo desconforto nos bichinhos.
Para explicar o que é miíase em cachorro, o que mata miíase e como prevenir essa condição, o Patas da Casa conversou com o médico veterinário Frederico Lima, mestre em pesquisa clínica em doenças infecciosas pela Fiocruz e formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFFRJ).
O que é miíase em cachorro?
A miíase em cachorro é uma doença de pele que provoca extremo incômodo e desconforto no peludo, deixando os tutores super angustiados. Ela também é conhecida como berne ou bicheira em cachorro. Se não tratada, a berne pode provocar graves danos na saúde do cachorro, como infecções secundárias e inflamações que podem, inclusive, levá-lo à morte.
O que causa miíase em cachorro?
O veterinário Frederico Lima explica exatamente o que causa miíase em cachorro: “Miíase é uma infecção causada pela presença de larvas em feridas abertas ou em áreas que estejam produzindo secreções. As moscas pousam sobre essas regiões, deixam ovos que se desenvolvem e formam larvas que irão se alimentar desta região ou ferida, causando grande destruição dos tecidos.”
Quais os sintomas da miíase?
Dependendo do estágio da infecção ou da localização da berne no corpo do cachorro, os sintomas podem ser mais graves e danosos. Mas como saber se o cachorro está com miíase? Não é muito difícil descobrir que algo está errado com o peludo e que a causa são as temidas bernes. Isso porque os danos provocados por esses parasitas são muito característicos e podem ser vistos tranquilamente a olho nu.
O Frederico lista quais os sintomas da miíase em cachorro:
- Mau cheiro
- Produção de secreção (pus)
- Dor (provocada pelas larvas que se alimentam do tecido do cão)
- Inchaço e vermelhidão na região com berne
- Presença de larvas visíveis a olho nu na ferida
- Mudanças comportamentais: o incômodo pode deixar o cachorro estressado, agitado, coçando e lambendo a área afetada
Bicheira em cachorro: fotos
Como tratar miíase em cachorro?
A boa notícia é que a miíase em cães tem cura e deve ser tratada com o auxílio do médico veterinário, que irá indicar ao tutor do paciente o melhor remédio para bicheira em cachorro e realizar a extração dos parasitas. Frederico conta como tratar miíase em cachorro, realçando que o tratamento só deve ser feito por um médico veterinário: “Na maioria dos casos, é necessário a sedação do animal, pois a limpeza e retirada das larvas pode ser doloroso. Após a sedação, retira-se todas as larvas possíveis.”
Além disso, segundo o especialista, dependendo do caso o profissional da saúde pode indicar antibiótico para cachorro, analgésicos e anti inflamatórios, que é o que mata miíase em cachorro. Lembre-se de não seguir conselhos de como curar bicheira em cachorro com remédio caseiro, pois automedicar o animal pode agravar a situação, ok? Da mesma forma, realizar a limpeza dos parasitas em casa, sem o auxílio de um profissional veterinário, pode causar danos se a retirada do berne for incorreta.
O berne sai sozinho do cachorro?
Quando não é realizado o tratamento para miíase, cachorro pode sofrer graves consequências na saúde. Quando não ocorre o tratamento correto, o parasita pode aumentar até oito vezes de tamanho após a saída do ovo e provocar graves danos. Alguns tutores têm a crença de que o berne sai sozinho do cachorro, mas se a larva não for retirada antes dos 40 dias (quando ela completa seu ciclo de vida), as feridas da região podem inflamar e se tornarem irreversíveis.
Como prevenir a miíase em cães?
Agora que você já viu o que provoca a bicheira em cachorro, como tratar e principais sintomas, é hora de descobrir como prevenir os doguinhos dessa doença tão dolorosa e danosa para a saúde animal. “Para prevenir a bicheira em cães, é fundamental manter o ambiente limpo para evitar a presença de moscas, mas também ter cuidado com áreas do corpo do animal que estiverem produzindo algum tipo de secreção com pus, como secreções oculares, feridas abertas”, explica Frederico.
Além disso, manter o peludo sempre limpinho e cheiroso com banhos de cachorro regulares é muito importante para evitar o acúmulo de sujeiras e umidade que atraem moscas. Se você mora em zonas rurais, veja com um médico veterinário de confiança como funciona o repelente de mosquitos para cachorro.
Por que a míiase em cachorro é mais comum em zonas rurais?
Existem vários fatores que explicam porquê a bicheira em cachorro é mais comum em zonas rurais, como a presença de bois, ovelhas e cavalos que favorecem a presença de moscas varejeiras devido ao mau cheiro. A falta de infraestrutura sanitária também torna suscetível a disseminação da miíase em cachorro.