Quem tem um mini cachorro em casa sabe que raças de pequeno porte muitas vezes exigem cuidados especiais, especialmente com a chegada do inverno. As temperaturas baixas e o ar mais seco podem deixar o cachorro com frio e mais vulnerável a resfriados ou outras questões de saúde, então alguns ajustes na rotina de cuidados são importantes nessa época do ano. Para te ajudar a cuidar do seu cachorro mini durante a estação mais gelada, reunimos dicas de expert para lidar com a mudança no clima. Confira!
Cachorro raça mini pode perder mais pelo no frio
Mini cachorros, especialmente os de pelo curto como o Pinscher, tendem a perder mais pelos devido à duração menor do ciclo capilar. Perceber o cachorro soltando pelo é perfeitamente normal, especialmente na primavera e no outono - as chamadas "estações de transição" - porque é assim que os pets conseguem regular a temperatura corporal nos meses de frio e de calor, se aquecendo e se refrescando naturalmente. Por isso, quando o clima começar a esfriar, capriche na rotina de escovação do cachorro, seja com luva própria ou uma escova, para ajudar nesse processo e evitar que os pelos se espalhem pela casa.
Dar banho em cachorro no frio exige atenção
Hábitos simples, como dar banho em cachorro no frio, podem fazer toda a diferença para evitar o ressecamento da pele do pet no inverno. Por ser uma estação de temperaturas mais baixas, o ideal é que a água do banho seja morna e que o cachorro não seja exposto a correntes de vento quando estiver molhado para evitar um resfriado. As raças de cachorro mini tendem a sentir mais frio, então lembre-se de secá-lo bem ao final para mantê-lo aquecido - e não se esqueça das orelhas, para prevenir infecções. Raças de pelagem longa, como o Spitz Alemão e Yorkshire Terrier, precisam de mais atenção ainda com a secagem dos pelos.
Proteja o mini cachorro do frio com aquecimento extra
Dói o coração ver o cachorro com frio, tremendo sem parar. Por isso, nos dias de temperatura baixa, procure manter o pet dentro de casa, com edredons e cobertas à disposição caso ele precise de proteção extra. Uma cama quentinha ou um tapete também podem ser úteis nesses momentos. Para os mini cachorros que são muito ativos e gostam de correr e brincar, como o energético Jack Russell Terrier, roupinhas de frio podem ser uma boa pedida, já que vão acompanhar os movimentos sem atrapalhar as brincadeiras. Para saber se seu pet precisa de mais agasalhos, confira a temperatura no focinho, nas patas e nas orelhas, que costumam ficar gelados mais rápido quando o cachorro sente frio.
A alimentação e água não podem ser deixados de lado no frio
A gripe de cachorro, assim como a humana, é mais comum durante o inverno, então os pets precisam se alimentar bem para ficarem protegidos contra doenças típicas dessa época do ano. Também é comum que eles sintam menos sede quando as temperaturas caem, então preste atenção para se certificar de que seu cachorrinho está bebendo a quantidade necessária de água. Esses cuidados são importantes para todas as raças, mas o porte pequeno dos mini cachorros pode torná-los ainda mais vulneráveis à desidratação e à desnutrição, então fique sempre de olho.
Edição: Luana Lopes