A maioria das pessoas que veem um gato mordendo fica na dúvida se o comportamento é normal ou não. Afinal, as mordidinhas vindas de um felino não são tão comuns quanto aquelas que vêm de um cachorro. Mas mesmo que pareça algo inofensivo, é importante não estimular ou recompensar esse tipo de atitude, ou pode se tornar um hábito frequente e incômodo (fora a possibilidade de machucar alguém). Por isso, o melhor a se fazer é direcionar o comportamento para acessórios adequados - e é aí que entra o mordedor para gatos!
Para explicar mais detalhes de como o brinquedo mordedor funciona e entender os motivos por trás do gato mordendo, preparamos uma matéria sobre o assunto. Veja abaixo como fazer gatos pararem de morder (filhotes e adultos)!
Como fazer gato parar de morder?
Uma das maiores dúvidas de quem passa por esse problema é saber como educar gatos que mordem. Antes de tudo, é importante entender a motivação do comportamento animal e, a partir daí, buscar a melhor solução. Se for uma simples brincadeira, vale a pena comprar um brinquedo para gato morder; mas se for algo mais sério - como doença ou estresse -, isso não vai ser suficiente. Veja algumas dicas de como fazer o gato parar de morder e avalie qual é a melhor alternativa para o seu pet:
- Evite brincadeiras que possam estimular o gato mordendo
- Quando o gato morder, não dê recompensas como tentativa de desviar a atenção dele
- Respeite o espaço do seu gato e não force a barra quando ele não estiver a fim de interagir
- Ensine comandos curtos, como “não”, e use para repreendê-lo quando ele for morder
- Compre um mordedor para gato e direcione o comportamento exclusivamente para o acessório
- Evite situações que sejam estressantes para o animal
- Faça visitas ao veterinário regularmente para verificar como anda a saúde do gato
Mordedor para gato: entenda como o brinquedo funciona
Quando se trata de um gato mordendo por pura diversão, um simples brinquedinho é capaz de resolver isso! Basta comprar um mordedor para gato que ele certamente vai adorar ter uma peça para abocanhar no tempo livre. É importante ter atenção com o material, que deve ser resistente o suficiente para aguentar as mordidas e ter uma boa durabilidade. Essa opção também é ideal para quando os gatos trocam de dente, pois ajuda a aliviar o incômodo do nascimento da dentição permanente.
Existem vários modelos disponíveis e algumas versões contribuem, inclusive, para a saúde bucal do felino. Nesse caso, o brinquedo pode ter um compartimento específico para acrescentar o creme dental, e basicamente escova os dentes do gato durante a brincadeira. Isso afasta o tártaro em gatos e deixa o sorriso do seu pet muito mais saudável!
Gato mordendo: o que desperta esse comportamento?
Existem várias respostas para essa pergunta. No caso de um gato filhote mordendo, por exemplo, a justificativa é porque o animal é cheio de energia e quer apenas brincar. Como ainda não tem muita noção do que é certo ou errado, ele encara essas mordidinhas como parte da brincadeira, e se não for contido o comportamento pode acompanhá-lo na vida adulta. Por isso, quando o gato brinca de morder é importante interrompê-lo e mostrar que aquilo é errado, mas sem brigar! Ensine o significado de “não” e fale com um tom firme como forma de repreensão.
Medo, estresse ou doença são outras possíveis explicações para um gato mordendo muito, especialmente se for um animal já adulto e que não tem esse hábito normalmente:
Medo - Enquanto os humanos usam mãos e pés para se defenderem, os gatos usam a boca. Então se colocarmos as mãos em lugares que eles não gostam (mesmo que seja para fazer carinho), eles podem morder como defesa.
Estresse - Quando o animal é exposto a alguma situação que fuja da sua rotina - como ir ao veterinário, receber visitas ou mudar de casa -, o gato fica estressado. Para demonstrar o incômodo, várias atitudes podem ser percebidas, e uma delas são as mordidas frequentes.
Doença - Os felinos são silenciosos quando estão com algum problema, mas dá para perceber algumas mudanças comportamentais se eles estiverem doentes. Como não consegue falar e expor o motivo do problema, a mordida é uma forma de chamar a atenção para dizer que tem algo de errado com ele. É bom observar se há outros sintomas presentes.
Também é importante ter em mente que, em alguns casos, o gato morde para demonstrar carinho. Isso faz parte da “linguagem do amor” deles. Portanto, quando se trata de uma mordidinha leve e sem a intenção de machucar, pode ser apenas uma forma do seu bichano dizer o quanto ele gosta de você! Geralmente vem acompanhado de outros sinais, como o gato ronronando ou te lambendo.
Redação: Juliana Melo