A cadelinha Kabosu, que ficou famosa na internet por causa de um meme de cachorro, faleceu nesta sexta-feira (24), aos 18 anos de idade. A informação foi compartilhada por sua tutora, Atsuko Sato, nas redes sociais. Kabosu tinha origem japonesa e pertencia à raça Shiba Inu, por isso era uma cachorrinha que parecia uma raposa. Ela tomou conta da internet em 2010, quando viralizou com uma foto icônica que serviu até de inspiração para a logo de uma criptomoeda.
Morte da cadela foi anunciada nas redes sociais por sua tutora
Kabosu era uma cachorrinha feliz e muito expressiva. Não foi à toa que ele acabou virando meme e conquistou toda a internet. O perfil da cadelinha no Instagram acumula mais de 537 mil seguidores, e foi por lá que a tutora Atsuko Sato anunciou a partida da pet. “Para todos vocês que amavam Kabosu, na manhã de 24 de maio, Kabosu atravessou a ponte do arco-íris. Muito obrigado a todos pelo apoio ao longo dos anos”, diz o início da legenda do post.
De acordo com a tutora, a cachorrinha partiu pacificamente, sem sofrimento, como se estivesse dormindo enquanto sentia as carícias da dona. Kabosu sofria de leucemia linfoide crônica desde 2022, um tipo de câncer em cachorro, além de doença hepática. Ainda assim, tinha uma boa qualidade de vida, e Atsuko mantinha o blog e redes sociais da pet bem ativo.
A tutora ainda aproveitou para fazer um agradecimento especial às pessoas que gostavam da sua amiga de quatro patas. “Muito obrigado a todos por amarem Kabosu todos estes anos. Tenho a certeza que Kabosu era o cão mais feliz do mundo. Isso faz de mim a dona mais feliz do mundo.” Confira a publicação na íntegra abaixo:
Em uma postagem seguinte, Atsuko ainda fala sobre uma despedida da cadelinha Shiba Inu que será realizada no domingo (26) na cidade de Narita, no Japão.
Kabosu representa um dos memes de cachorro mais aclamados
A adoção da cachorra Kabosu aconteceu em 2008. Dois anos depois, ela virou um verdadeiro fenômeno na internet por causa de uma foto de cachorro publicada em um blog que a tutora alimentava. Na foto, a cadela aparece com uma expressão de surpresa enquanto fica com as patinhas cruzadas em cima de um sofá.
Foi daí que surgiu o famoso meme “Doge”, que provavelmente faz uma brincadeira com a palavra “dog” em inglês, que significa cachorro. Os usuários usam bastante esse meme até hoje, seja em situações surpreendentes, empolgantes ou até mesmo para indicar sarcasmo ou ironia em determinados momentos.
Como a cadelinha japonesa influenciou a criação de criptomoeda?
Além do meme, cachorra Kabosu também teve um papel importante na história da criptomoeda Dogecoin, que foi criada em 2013 e estampava a foto do cachorro Shiba na logo. Apesar de ter começado como uma piada para “rebater” o Bitcoin por meio do amor aos animais, a “Dogecoin” tornou-se uma das principais moedas digitais. A empresa prestou sua homenagem à Kabosu no seu perfil do X, antigo Twitter. “O impacto que este cão causou em todo o mundo é imensurável. Ela era um ser que conhecia apenas felicidade e um amor sem limites.”
Today Kabosu, our community's shared friend and inspiration, peacefully passed in the arms of her person. The impact this one dog has made across the world is immeasurable.
She was a being who knew only happiness and limitless love.
Please keep her spirit and her family in…— Dogecoin (@dogecoin) May 24, 2024