A ração é a base da alimentação de qualquer cachorro: ela é formulada pensando em todas as necessidades nutricionais de que um animal precisa. Mas sabia que existem alguns complementos que podem ser inseridos na rotina do pet? Os legumes para cachorro, por exemplo, são excelentes petiscos saudáveis. Ricos em nutrientes benéficos para a saúde canina, os legumes também são recomendados por nutricionistas veterinários. Porém, diferente do que a maioria pensa, o legume mais recomendado para os cães não é a cenoura, nem a abóbora, mas sim um outro legume que é pouco calórico e super nutritivo. Quer descobrir qual é esse alimento tão recomendado? Continue lendo!
O legume para cachorro mais recomendado tem pouquíssimas calorias
Se você acha que o pepino para cachorro é o legume mais recomendado, você acertou em cheio. Além de ser um alimento cheio de benefícios para a saúde canina, esse é um dos legumes que todo cachorro adora. Confira quais são as vantagens de incluir esse alimento na dieta canina:
- Hidratação: o pepino é um legume ótimo para hidratar. Cerca de 95% desse alimento é composto por água e alguns eletrólitos que previnem a desidratação.
- Previne o câncer: o pepino é rico em antioxidantes e substâncias anticancerígenas que previnem o câncer em cachorro, como as cucurbitacinas.
- Ajuda no emagrecimento: o pepino possui pouquíssimas calorias e é um excelente petisco para um cachorro obeso.
- Ajuda na digestão: por ser um legume rico em fibras, o pepino auxilia no bom funcionamento do intestino do cachorro e ajuda a aumentar a saciedade canina, reduzindo o apetite e auxiliando no emagrecimento.
- Diminui a pressão arterial: por ser rico em potássio e magnésio, o pepino auxilia na redução da pressão arterial.
O cachorro pode comer pepino todo dia?
Sim, cachorros podem comer pepino todo dia, mas é preciso estar atento a algumas coisas. A primeira delas é que o pepino não deve ser a base da alimentação do cachorro. Para manter um cão saudável e nutrido, os peludos precisam de uma boa ração, de preferência a premium ou super premium, pois a qualidade dos nutrientes dessas rações para cachorro é superior às demais.
Outro ponto que merece atenção é a quantidade de pepino oferecida para o pet. O cachorro pode comer pepino todo dia, mas é recomendado oferecer pequenas porções do alimento. Se o pepino for ingerido em grandes quantidades, o cão pode apresentar problemas gastrointestinais, como gastrite, vômitos e gases. Ou seja, pode dar pepino para cachorro, mas sempre com moderação.

Como preparar o legume para cachorro?
Antes de oferecer qualquer vegetal para o pet, é importantíssimo saber como preparar legumes para cachorro. O pepino, por exemplo, pode ser oferecido cru sem nenhum problema, como se fosse um petisco para cachorro. Geralmente, os cães adoram o pepino servido gelado, principalmente nos dias quentes. Para evitar um cachorro engasgado, é importante cortar o pepino em pedaços pequenos, especialmente para cães de menor porte. O recomendado é que ele esteja picado em tamanhos menores, entre 2 e 3 centímetros. Quanto à casca do pepino, ela é riquíssima em fibras, então não há nenhum problema em oferecê-la para o cão, desde que o legume esteja picado no tamanho correto.
Quais legumes pode dar para cachorro
Agora que você já sabe os benefícios do pepino na alimentação animal, é hora de saber quais legumes pode dar para cachorro. Veja alguns legumes que podem ser oferecidos para cachorro sem problemas, desde que preparados corretamente.:
- Batata doce: rica em vitamina A, B e C, a batata doce auxilia no sistema imunológico canino. Ela deve ser oferecida cozida, sem sal e sem casca.
- Chuchu: assim como o pepino, o chuchu tem poucas calorias. Contudo, ele deve ser oferecido cozido e sem casca.
- Beterraba: a beterraba ajuda a prevenir a diabetes canina e a anemia em cachorro. Pode ser oferecida crua ou cozida, desde que esteja sem a casca.
- Brócolis: o brócolis ajuda a controlar a pressão arterial do cão. Ele deve ser oferecido cozido, sem o caule e folhas.
- Cenoura: rica em betacaroteno, a cenoura é um excelente legume para fortalecer a imunidade dos cães. Pode ser oferecida tanto crua quanto cozida.
Lembre-se que não é recomendado substituir a ração por alimentos por conta própria, pois isso pode gerar uma deficiência nutricional e metabólica no cão. Se o seu cãozinho não tem nenhuma alergia alimentar, os legumes podem ser oferecidos como petiscos, mas não substituem o principal alimento canino, que é a ração.