O Pitbull é um cachorro que normalmente é conhecido por toda a sua valentia e força, assim como o Rottweiler. São cães com postura imponente e que parecem ser muito fortes, principalmente quando o assunto é a mordida de cachorros dessas raças. Mas você sabia que eles não estão nem perto de alcançarem o cachorro com a mordida mais forte do mundo, no quesito força?
Na verdade, a raça que se destaca nesse aspecto não é tão popular aqui no Brasil — mas pode te impressionar! Descubra a seguir qual cão carrega o título de mordida mais forte do mundo.
Qual o cachorro com a mordida mais forte do mundo?
Nem Pitbull, nem Rottweiler: o cachorro com a mordida mais forte do mundo é o Kangal Turco. Como o próprio nome já diz, esses cães são originários da Turquia. Eles já atuaram em diferentes funções ao longo dos anos, trabalhando desde cão de guarda até cachorro de pastoreio, mas se destacam, principalmente, pela mordida extremamente potente e incontestável força física — além de uma pelagem bem fofinha!
O que define a força da mordida dos cães é uma medida chamada PSI, que significa libra-força por polegada quadrada. No caso do Kangal, a raça consegue atingir até 746 PSI e é líder “isolada” no ranking de cachorros com a mordida mais forte do mundo.
A força do Kangal nem se compara com a de um Pitbull ou Rottweiler
Quem pensa que o Pitbull e o Rottweiler são fortes, nem deve imaginar a força de um Kangal. A raça turca fica até com uma certa folga na primeira posição de mordida mais forte, enquanto o American Pitbull Terrier e o cachorro Rottweiler não chegam nem no top 5. O Rottweiler alcança até 328 PSI, enquanto o Pitbull fica ainda mais atrás, com 235 PSI. Ambas as raças não chegam nem na metade da força de um Kangal.
Por outro lado, outros cachorros com a mordida mais forte do mundo que se destacam na categoria e que também têm uma mandíbula um tanto mais potentes são o Cane Corso, Mastim Inglês e Dogo Argentino.
Outras características do Kangal, cachorro com a mordida mais forte que existe
O cachorro Kangal tem um porte grande. A raça pode atingir até 78 cm de altura na fase adulta, e pesar entre 40 e 60 kg — sendo que as fêmeas são um pouco menores do que os machos. Com pelos grossos e ásperos, e subpelo bem denso, a cor do cachorro não varia muito: deve ser sempre unicolor em tons de dourado, bege ou fulvo.
No dia a dia, o Kangal é um cãozinho tranquilo. Ele até tem um forte instinto protetor, mas não é um animal necessariamente agressivo. Tudo vai depender da maneira como ele é criado — e a socialização e o adestramento positivo têm um papel muito importante nisso.
A má notícia é que se você gosta de cachorros fortes e está pensando em ter um Kangal dentro de casa, esse cãozinho é muito difícil de ser encontrado por aí. Ele só é legalizado na Turquia, então a exportação do pet é proibida. Em seu país de origem, porém, a conversão de valores seria equivalente a R$ 5.000, aproximadamente.