A empresa Goldman Sachs (gigante da área de investimentos) divulgou em suas previsões que, se nada mudar abruptamente nos próximos anos, a China terá quase duas vezes mais animais de estimação (como cachorros e gatos) do que crianças pequenas até 2030. A notícia é chocante em um país que está lutando para aumentar suas taxas de natalidade enquanto adota cães e gatos constantemente. Em alguns casos, os pets estão até mesmo "substituindo" as crianças no contexto de família.
A situação já está tão presente no país que a vida com animais de estimação está se tornando cada vez mais parecida com a vida de casais com filhos. Na verdade, os problemas de equilíbrio entre vida pessoal e profissional estão sendo resolvidos da mesma forma.
Cafés e creches para cachorro viram tendência na China
A maioria dos casais com filhos tem um problema para conciliar o trabalho com o tempo livre, já que ele praticamente não existe quando os filhos são pequenos. As crianças ocupam a maior parte do dia e a situação não se altera no fim de semana. É por isso que existem creches, brinquedotecas, acampamentos e até mesmo cafés onde os adultos podem deixar os filhos por algumas horas.
Essa situação está acontecendo na China, mas com cães e gatos que vivem em casa. Por isso, está crescendo um mercado de entretenimento para animais de estimação. Cafés e creches para pets se tornaram soluções vantajosas para todos.
Aumento de cães e gatos em casa é tendência mundial
Em 2017, a China tinha cerca de 90 milhões de crianças com até quatro anos de idade e sua população urbana de animais de estimação (cães e gatos) era de cerca de 40 milhões. Este ano (2024), a expectativa é que chegue a um equilíbrio desse número para cerca de 58 milhões cada. Até o final desta década, em 2030, a China terá menos de 40 milhões de crianças de até quatro anos de idade em comparação com mais de 70 milhões de animais de estimação em áreas urbanas.
O fenômeno é semelhante no Japão, que também vive uma grave crise de natalidade onde a população de animais de estimação já é quatro vezes maior do que a de crianças pequenas. Já nos Estados Unidos, o maior mercado de animais de estimação do mundo, os números do governo e da Associação Médica Veterinária sugerem que havia 84-89 milhões de cães e 60-62 milhões de gatos em comparação com 73 milhões de crianças, independentemente da idade, até 2020.
Mercado se reinventa com cães e gatos
Os negócios para o setor de alimentos e cuidados com animais de estimação estão crescendo. De acordo com a Goldman Sachs, à medida que a população de cães e gatos domésticos cresce e até ultrapassa a de recém-nascidos, o mercado de alimentação pet também está crescendo e se transformando em um negócio de US$ 12 bilhões. Essa é a perspectiva do analista norte-americano para o final desta década. O que ninguém imaginava era que o mercado se expandiria tanto na China.
Recentemente, viralizou na web o vídeo de alguns cães da raça Husky Siberiano que fugiram de um café pet localizado dentro de um shopping na China. O registro chamou atenção pela grande quantidade de cachorros correndo pelos corredores do estabelecimento. Veja:
Chineses têm o costume de deixar cães em creches
Nessa semana, a emissora de TV CNN contou a história de Jane Xue como um exemplo do que está acontecendo. A jovem e seu companheiro enviaram seu cão, uma Samoieda de 2 anos chamada OK, para seu primeiro dia de "escola" em meados de setembro. Seu destino era uma das muitas creches para cachorro que surgiram nos últimos anos em Fuzhou, no sudeste da China. “Sinto que é como se os pais mandassem seus filhos para a escola”, disse ela ao veículo de mídia ao deixar OK em sua nova atividade de meio período.
Xue, como milhares de pessoas na China, estava procurando uma maneira de entreter seu animal de estimação e ter algum tempo livre. Ela explicou à mídia que essa tendência, conhecida em chinês como “Zhengmaotiaoqian”, é uma maneira de os animais de estimação experimentarem algo novo enquanto seus donos fazem seus planos e têm tempo livre. “Enviar OK para a creche é uma situação em que todos saem ganhando. Ela pode brincar com outros cães e não se sentirá tão solitária”.
Lojas e cafés pet friendly são tendência
Na China, cada vez mais donos de animais de estimação estão enviando seus animais para espaços dedicados e exclusivos para cães e gatos. Esses estabelecimentos pet friendly permitem que os visitantes interajam com os animais enquanto desfrutam de bebidas, o que se tornou um modelo de negócios muito lucrativo no país.
Mas como eles funcionam? Além de cuidar dos animais, os clientes também podem entrar mediante o pagamento de uma taxa ou comprando algo no local para desfrutar da companhia de cães e gatos ao seu redor. Os preços variam de 30 a 60 yuans (cerca de 23 a 47 reais) e fizeram com que os estabelecimentos se expandissem rapidamente. Além disso, como diz Xue, enviar seu cão pode ter vantagens econômicas para os proprietários porque evita custos, como manter o ar-condicionado ligado o dia todo em casa.
Cafeterias para cães são mercado em expansão
A primeira cafeteria para cães e gatos da China foi inaugurada em 2011 em Guangzhou. Desde então, o setor tem crescido exponencialmente. De acordo com dados da CBNData, o número de estabelecimentos aumentou 200% a cada ano. Em 2023, havia mais de 4.000 empresas dedicadas exclusivamente ao cuidado de animais de estimação.
A demanda por esse mercado pet friendly é tão grande que na China eles estão anunciando, assim como fazíamos até recentemente entre os humanos. Os donos de animais de estimação e de canis publicam anúncios e currículos de seus animais no Xiaohongshu, uma rede social semelhante ao Instagram na China.
Animais de estimação estão mais integrados na vida dos chineses
Esse rápido crescimento reflete não apenas o amor pelos pets, mas também uma tendência de encontrar novas maneiras de integrar os animais de forma social e comercialmente à vida cotidiana das pessoas na China. Esse também é um sintoma da grave crise de natalidade do país, já que mostra até que ponto os animais estão ocupando o lugar que uma criança costumava ocupar. Os animais de estimação não são mais apenas animais de estimação e seu lugar na família chinesa é cada vez mais importante na dinâmica social e econômica do país.